Novo SUV cupê dá ‘dor de cabeça’ para Stellantis

Citroën Basalt tem desenho muito moderno, típico da marca francesa, e pode atrapalhar a vida do primo Fiat Fastback

citroen basalt SUV
Design é muito moderno, que sempre foi uma bandeira da marca francesa, mas a mecânica vai compartilhar vários componentes com a Fiat (Foto: Citroën | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/09/2024 às 07h00

A Citroën, hoje, pertence ao grupo Stellantis, que também é dono da Peugeot, da Fiat, da Jeep, da Dodge e de várias outras pelo mundo. No Brasil, a Citroën vai lançar um novíssimo modelo, um SUV Coupé.

VEJA TAMBÉM:

Apesar de parecer uma boa novidade, a Stellantis vai precisar se resguardar, pois será um concorrente do Fiat Fastback que também está sob o seu guarda chuva.  Eu imagino o enrosco do pessoal de marketing da Stellantis para distinguir um novo Citroën Basalt.

Essa confusão vai acontecer pois o design é muito moderno, que sempre foi uma bandeira da marca francesa, mas a mecânica vai compartilhar vários componentes com a Fiat. Seja lá como for, a fábrica da Citroën em Resende, no interior do Rio de Janeiro, já iniciou a produção deste seu próximo lançamento, o Citroën Basalt.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Douglas Charles Cunha 2 de outubro de 2024

Rapaz, o que tem de comentarista aqui que não entende de carro. Certamente compram carne de gato achando que é filé mignon.

Avatar
Car Lovers 1 de outubro de 2024

Correção! Fábrica de Porto Real!
Resende é VW e Nissan

Avatar
Sergio de Souza 1 de outubro de 2024

Tenho um tcross 2020, que comprei zero e meu vizinho comprou um cactus 2020 também zero km, além da diferença de qualidade, na revenda o meu vale 90.000 e o cactus pagam no máximo 50.000.existe comparação?

Avatar
Guilherme 1 de outubro de 2024

Quase não vejo esse tal de fastaback na rua. Sou taxista aqui no Rio de Janeiro. Um dos nossos colegas se meteu a colocar um fastaback. É apenas um Hatch bem alto. Foi caro, não tem a mesma capacidade de mala do Spin(carro que é mais barato pelo que oferece), se arrependeu. Disse que quando chegar a época de trocar vai voltar pro Spin. Tem tanto pseudo SUV nas ruas que não vale a imagem que tem.

Avatar
Ira 30 de setembro de 2024

Discordo dos comentários. Estou no.meu terceiro Citroën. Já tive um C3, C4 Lounge e agora tenho um C4 Cactus. Ótimos carros até aqui. Mas justamente por causa da Stellantis deixarei de ser um cliente Citroën. O empobrecimento dos carros acaba justamente com a melhor característica da marca que era a inovação e tecnologia. Compreendo que donos de Fiat e VW torçam o nariz para um Citroën, de fato não era um carro para qualquer um, e nem.para qualquer mecânico.

Avatar
Concordo 1 de outubro de 2024

Eu tenho um Cactus RipCurl 22 ,ótimo carro , mas essa Stellantis acabou com as marcas colocando motores Fiat nos carros , absurdo a Citroen e Pegeout aceitarem ,pois os carros mereciam motores melhores. Agora lança o Basalto que não deixa de ser um Fastback um pouco modificado e motor fraco. Eu já estava pronto pra trocar por um Cactus THP ,pois o motor é consagrado na BMW e Mini a anos , pois ele está com ótimo custo benefício,mas e depois ???

Avatar
Gustavo 30 de setembro de 2024

Citroën a única dor de cabeça que pode causar é para o dono logo após passar a garantia de fábrica…kkk…

Avatar
Luís Carlos 30 de setembro de 2024

Kkkkkkk

Avatar
Fábio Carreira Chaves Souza 30 de setembro de 2024

Comprei o Novo C3 Aircross só dor de cabeça. Citroen Brasil é péssimo. Não sabem fazer carro, não sabem prestar um bom pós venda, não sabem que não vendem nada porque são ruins demais em tudo que fazem.
Eu fui um dos tolos que caiu na promessa da Stellantis de mudar o paradigma da marca. Tudo enganação.

Avatar
Eu 30 de setembro de 2024

Mas se é tudo do mesmo dono pouco importa qual vai vender…no final onlicro vai pro mesmo lugar

Avatar
Fábio Carreira Chaves Souza 30 de setembro de 2024

Deixa só a Fiat que é menos ruim que a Citroen. Stellantis perdeu uma boa oportunidade de fechar a Citroen e Pegeout no Brasil e ampliar a gama Fiat. Carro francês só presta na Europa.

Avatar
Marcelo 30 de setembro de 2024

O Basalt será menos equipado e mais simples. Não vai concorrer, com o também horrendo, Fastback.

Avatar
Alexandre 30 de setembro de 2024

Parece que ninguém percebe que são uns sedã compacto bombado (Chronos elevado), e no caso do Basalt é um Uno Sedã, ou seja, um Prêmio “SUV”. O pior de tudo: pagam 150 mil nessas coisas.

Avatar
Deixe um comentário