Quanto mais marcha, melhor!

Cada vez mais estão se tornando comum no mercado as transmissões de até 10 marchas, tudo em busca de eficiência

CAMBIO AUTOMÁTICO 10 MARCHA DE CARRO
Ter mais marcha de carro é vantagem, principalmente para o câmbio automático do tipo CVT (Foto: Freepik | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/06/2024 às 18h02

Porque os automóveis mais modernos com motor a combustão têm caixas com um número cada vez maior de marchas, 8, 9, até 10 e o elétrico não tem marcha nenhuma?

VEJA TAMBÉM:

Simplesmente porque o motor a combustão pode variar, aumentando a potência à medida que a rotação vai subindo. Então, para se ter máxima eficiência de um motor a combustão, ele deve trabalhar o mais próximo possível da rotação de maior torque ou potência.

Então, quanto mais marchas, mais próximo ele vai trabalhar daquela rotação ideal. E com câmbio automático do tipo CVT, nem se fala, porque ele está sempre o mais próximo possível dessa faixa de rotação, pois a relação de marchas varia continuamente.

Já no carro elétrico, o torque é sempre máximo em qualquer rotação. Encostou o pé no acelerador, torque máximo. E então, para quê caixa de marcha?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto 22 de junho de 2024

Sem dúvida, quantos mais marchas melhor para a economia de combustível e desempenho.
Porém, mais marchas pode significar maiores custos na fabricação porque envolvem pais peças de precisão.
E. tem outro porém. Numa eventual necessidade de reparos, uma transmissão com mais marchas implica em maior tempo de reparo, profissionais mais competentes e custos maiores.
Assim dito, diferentemente dos carros mais caros (de maior potência ou esportividade), carros populares não precisariam necessariamente ter muitas marchas ou muita sofisticação.

Avatar
Deixe um comentário