Cuidado com o OBD: ele não faz mágica

Dispositivo criado para fazer diagnóstico está sendo usado por picaretas que prometem reduzir consumo e aumentar o desempenho do seu carro

OBD MECANICO FUNÇÕES DO CARRO
A sigla OBD significa "on-board diagnostics", em tradução: diagnóstico no próprio carro (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/05/2024 às 18h02

Todo automóvel tem sob o painel, à direita ou à esquerda da coluna de direção, um dispositivo com pininhos. Esse objeto seria o macho, ao qual pode ser encaixado um cabo que tenha a fêmea na ponta, que é o sistema chamado OBD 2.

VEJA TAMÉM:

Iniciais em inglês para “diagnóstico no próprio carro”, que mostra para o mecânico como estão as funções básicas do automóvel. Além disso, esse aparelho também mostra eventuais anomalias a serem reparadas. Mas, é aí que vem a picaretagem de empresas desonestas.

Essas companhias estão vendendo, principalmente pela internet, dispositivos para serem encaixados no OBD do seu carro para melhorar consumo, aumentar desempenho e outras mágicas. O pior é que tem gente que acredita nisso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário