Obrigação de manter peças de carro fora de linha é lorota do mercado

O mito de que fábricas são obrigadas a manter peças em produção é uma das maiores cascatas da indústria automobilística

MODELOS QUE SAÍRAM DE LINHA SOFREM COM FALTA DE PEÇAS DE CARRO PARA REPOSIÇÃO
O Código do Consumidor prevê que as peças devem existir por um prazo razoável, o que na prática não quer dizer nada (Foto: Wikimedia | Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/07/2024 às 18h02

O volume de lançamentos de novos modelos fabricados ou importados só está aumentando. Mas, também crescem os números de automóveis que estão saindo de linha.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

E aí os proprietários ficam em dúvida sobre alguns aspectos, como a manutenção  e a existência de peça de reposição para esses modelos que não são mais comercializados. Com isso, as lojas correm para dizer que existe uma legislação que obriga a existência da peça de reposição por oito anos. Mas isso é mentira!

Não existe lei nenhuma com essa obrigatoriedade. O Código do Consumidor prevê que as peças devem existir por um prazo razoável, o que na prática não quer dizer nada.

Na dúvida, um juiz decidiu que esse prazo razoável é enquanto o automóvel estiver rodando. Eu considero isso uma piada e vou à concessionária Volkswagen procurar peça para o meu SP2 de 1973. Será que tem?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário