Obrigação de manter peças de carro fora de linha é lorota do mercado

O mito de que fábricas são obrigadas a manter peças em produção é uma das maiores cascatas da indústria automobilística

MODELOS QUE SAÍRAM DE LINHA SOFREM COM FALTA DE PEÇAS DE CARRO PARA REPOSIÇÃO
O Código do Consumidor prevê que as peças devem existir por um prazo razoável, o que na prática não quer dizer nada (Foto: Wikimedia | Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/07/2024 às 18h02

O volume de lançamentos de novos modelos fabricados ou importados só está aumentando. Mas, também crescem os números de automóveis que estão saindo de linha.

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E aí os proprietários ficam em dúvida sobre alguns aspectos, como a manutenção  e a existência de peça de reposição para esses modelos que não são mais comercializados. Com isso, as lojas correm para dizer que existe uma legislação que obriga a existência da peça de reposição por oito anos. Mas isso é mentira!

Não existe lei nenhuma com essa obrigatoriedade. O Código do Consumidor prevê que as peças devem existir por um prazo razoável, o que na prática não quer dizer nada.

Na dúvida, um juiz decidiu que esse prazo razoável é enquanto o automóvel estiver rodando. Eu considero isso uma piada e vou à concessionária Volkswagen procurar peça para o meu SP2 de 1973. Será que tem?

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

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