Óleo do câmbio precisa trocar, ou não?
Troca do óleo do câmbio depende do tipo da transmissão, da recomendação do fabricante, mas é fato que é fundamental verificar o nível da caixa
Troca do óleo do câmbio depende do tipo da transmissão, da recomendação do fabricante, mas é fato que é fundamental verificar o nível da caixa
Alguns itens da manutenção de um automóvel ainda são sujeitos a discussões e controvérsias, e um deles é o óleo da caixa de marchas.
VEJA TAMBÉM:
Pois as fábricas, quase todas, afirmam não haver necessidade em trocar o óleo do câmbio manual. Ou seja, ele dura a vida inteira, e a recomendação é apenas para verificar o nível periodicamente, pois pode estar havendo algum vazamento. Mas, no caso do câmbio automático, não há um consenso e cada fábrica fala uma coisa.
Algumas afirmam que não há necessidade de trocar o óleo, enquanto outras defendem a substituição em quilometragens mais elevadas, como 60 mil ou 100 mil quilômetros. De qualquer forma, assim como no câmbio manual, é fundamental verificar periodicamente o nível do óleo, que pode ter abaixado devido a um vazamento.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um Civic G9 com 90mil km e já troquei o óleo da caixa umas 3x. Segui a orientação do manual da Honda que indica a troca a parcial a cada 2 anos ou 40 mil km. Câmbio funciona perfeitamente e nunca me deu problema.
Fez muito bem amigo, sinal de inteligência.
Dizer que óleo de câmbio, até mesmo manual, é life time seria o mesmo que dizer que só precisa tomar banho uma vez na vida.
Concordo, o fluído se deteriora com o uso severo e é difícil acreditar que vá durar durante toda a vida útil do carro. O problema é que em alguns sistemas de transmissão automática (aqueles onde não há indicação de troca do fluído pela montadora) a substituição do óleo é cara e dá mais trabalho, pois é preciso remover o cárter da caixa de câmbio e dono deixa pra lá. No caso da Honda é bem simples, só soltar o parafuso do dreno para escoar o óleo velho e colocar o novo pelo canal da vareta. Deixar de fazer essa manutenção é burrice.