Aditivo no óleo do motor: dor de cabeça garantida!
A nota da revisão do seu carro na concessionária autorizada consta a troca do óleo do motor mais aditivo? Então boa coisa não é!
A nota da revisão do seu carro na concessionária autorizada consta a troca do óleo do motor mais aditivo? Então boa coisa não é!
Não existem argumentos técnicos que derrubem a ânsia de faturar de postos, oficinas, lojas, concessionárias que quase sempre se aproveitam da falta de conhecimento técnico do motorista.
Eu estava lendo a edição da Quatro Rodas deste mês, que fez um teste de longa duração com um Chevrolet. E disse que, ao levá-lo para a revisão na concessionária, veio na conta a troca do óleo do motor e mais um aditivo.
Ou seja, os engenheiros das fábricas dizem que o óleo recomendado para o motor já vem com toda a aditivação necessária. Colocar mais um aditivo pode ser apenas jogar dinheiro no lixo.
Mas pode também prejudicar o motor, pois esse novo aditivo pode não conversar com os que já estavam e resultar numa reação química danosa aos componentes do motor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Muito genérica a explicação. Existem aditivos e aditivos, e nem sempre pode ser interessante para o motorista colocar o exatamente o óleo especificado pela fabricante. De modo geral, se não souber o que está colocando no motor, é melhor não misturar mesmo. Alguns óleos topo de linha da Mobil one dispensam até mesmo condicionadores de metais. O militec, principal condicionador vendido no Brasil, não tem incompatibilidade com a maioria dos óleos encontrados aqui, e ele pode ser visto como aditivo por muitas pessoas. Não teve esclarecimento quanto a nada disso.