Óleo para motor diesel num carro a gasolina?
Pode-se usar óleo do motor para carro movido a diesel em um automóvel projetado para etanol ou gasolina? Esclareço aqui se é possível ou não:
Pode-se usar óleo do motor para carro movido a diesel em um automóvel projetado para etanol ou gasolina? Esclareço aqui se é possível ou não:
Eu gostaria de saber de onde saem tantas dicas rigorosamente idiotas quando o assunto é automóvel. É um verdadeiro departamento de fake news! E a última é sobre o óleo do motor. A dica, totalmente ‘sem pé nem cabeça’, é de se usar óleo projetado para motor diesel no seu carro a gasolina ou etanol.
A explicação:
Um “poderoso motor a diesel é muito mais robusto e suporta um esforço muito maior; e, portanto, o óleo projetado para ele vai tirar de letra um motorzinho que queima a gasolina etanol”.
E poderoso aí não é o motor, mas um engano desse raciocínio! O óleo feito para motor a gasolina ou etanol foi projetado para receber os gases provenientes dessa combustão. Mas incapaz de conviver com os gases que vêm da combustão do diesel.
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“seria um óleo mineral puro, já obsoleto para os motores modernos. ”
Nao existe óleos obsoletos existe óleos recomendados pelas montadores e é esse que deve colocar, nao invente.
Acredito q um API CI-4 ou melhor atenda com sobra as necessidades de um motor que pode usar óleo mineral API SL, cada caso é um caso,
no meu palio 1.0 eu só uso ursa turbo diesel 15w40 , nunca tive problemas , tb coloco na minha veraneio que esta com motor v8 dodge , um otimo oleo
Usei no meu Santana 2.0 96 e nunca tive problemas.. usei o carro 4 anos e agora uso no meu polo ea111 1.6 não tive problemas. Uso 15w40 que é coincidência né ter a mesma viscosidade..
Continuando……..Desde que o óleo tenha especificação para gasolina e diesel, PODE SIM ser utilizado indistintamente nos dois motores………resguardando-se a viscosidade especificada para cada motor.
Esses códigos são gerenciados pela SAE – Society of Automotive Engineers, e indicam a viscosidade do óleo. Maior o número, maior a viscosidade. Cada motor tem a sua indicação de viscosidade.
A API – American Petroleum Institute gerencia a QUALIDADE dos óleos, quanto à sua aditivação.
A viscosidade mede a “grossura” do óleo que não é constante devido a temperatura, que diminui a viscosidade quanto maior for a temperatura.
Existem óleos
Monograde – SAE10, SAE 20, SAE 30, SAE 40, etc, cujas viscosidades são específicas.
Multigrade – SAE 5W-30, SAE 10W-40, SAE 20W-40, etc, que são multi viscosos.
SAE 5W-30, nos diz que:
Viscosidade 5 (“w”significa winter-inverno) garante viscosidade 5 em baixas temperaturas, caso importante em países que atingem temperaturas negativas em longos invernos. Um óleo “grosso”, em temperaturas muito negativas dificulta a partida, por vezes não conseguindo virar o motor de arranque. O óleo fica “duro”.
Viscosidade 30 nos garante boa lubrificação em altas temperaturas. que é o caso do Brasil, mesmo no nosso sul frio.
Além disso existe outra classificação muito importante: API – American Petroleum Institute, que classifica a QUALIDADE do óleo quanto aos aditivos que são agregados ao óleo puro que sai da refinaria, que lubrifica mas não resolve todo o problema.
Uma das funções do óleo é limpar os resíduos da combustão, geralmente em forma de carvão, “lavando” a parte interna do motor. Para isso, os óleos automotivos contém uma série de aditivos que melhoram sua performance, entre eles os chamados “detergentes”, cuja função é dissolver o carvão formado, mantê-lo em suspensão (dispersante) e retirá-lo quando da troca do óleo. Um bom óleo, mas SEM detergentes sairia quase limpo após 10.000 km rodados, mas um óleo com bons detergentes costuma sair PRETO, retirando o carvão…
Outros aditivos seriam, anticorrosivos, dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc…
Os códigos são os seguintes, de acordo com a API – American Petroleum Institute:
Para motores a gasolina começa com “S”, motores a diesel começa por “C”, seguidos de letras em ordem alfabética e quanto mais avançam as letras, melhor a qualidade. Exemplos:
API SA SB, SC…………, SJ, SM, SN, etc. API – SA seria um óleo mineral puro, já obsoleto para os motores modernos. SN é a última e maior classificação, salvo melhor juízo…
API CH……CJ, etc…
Assim, quando for trocar o óleo diga: quero óleo 10W30, SN, de “tal marca”
Existem outras agencias de classificação, como a ACEA – Association des Constructeurs Européens d’Automobiles, utilizada pelas montadoras europeias (Mercedes, Porsche, BMW, Audi, Citroen, Renault, Peugeot, etc). Mas aí já é outra história…
Como vivemos em um país tropical “não muito abençoado por Deus” o 5W, 10W ou 20W não fazem muito sentido, o importante é o segundo número.
Espero ter sido didático…
Ufa!!!
Vi seu comentário
Me recomendaram o óleo API CI 4 SL.
MEU CARRO É SOMENTE GASOLINA.
PODE SE USAR ESSE ÓLEO Q É PRA DIESEL MAS TEM O SL NO FINAL?
Muitos óleos atendem tanto motores a gasolina, álcool e diesel sem problema. Esse que você comentou é o caso em tela.
Tanto atende motores diesel com API CI 4………………..e gasolina com API SL. Pode usar a vontade……..com a viscosidade certa.
Tenho Uma BMW X1 que usa óleo classificado pela ACEA (Association des Constructeurs Européens de l’Automobile), cuja especificação é A3……………e o óleo que eu uso é A3/B3, que atende gasolina (A3) e diesel (B3). Abraço.
Só queria saber se puser óleo indicado para motores a gasolina em um carro a diesel o que pode acontecer, no caso foi só acrescentar cerca de meio litro… OBRIGADO
Tenho muito respeito à todos vcs,mas erros como esses que estão publicando são muito grotescos,nos próprios RÓTULOS dos lubrificantes tem especificado que atendem à qualquer motor à combustão que usem aditivos de categoria SL,INCLUSIVE muito superior que muitos LUBS Sn e sp.EXEMPLO:URSA TDX PREMIUM E LUBRAX TOP TURBO.Tenho um Etios 2013 motor impecável,160.000km,uso o top turbo,lembrando,respeitar sempre a viscosidade compatível,um abraço à todos.
Tenho um astra 2.0 8v, desde 2011 só uso oleo (para motor a diesel) ipiranga brutus 15w40 ci-4, trocas entre 10k e 15k km, borras? Desgaste? Nenhum!!! Abri meu motor ano passado para substituição das vedações de guias de valvulas, verifiquei as bronzinas do motor, as mesmas estao com praticamente zero desgaste, agora para traumatizar os mais frageis estou utilizando esse mesmo óleo na minha moto uma suzuki com motor 125cc
Meu carro esta rodando com oleo do motor a diesel ha um ano uma fiorino motor argentino nao vi diferença
Motor mais antigo usa 20/50 Motor à diesel da linha pesada já é 30 em diante se for no seu carro pelo menos use com espeficação indicada pelo fabricante se for diesel ou gasolina acho que não faz muita diferença.
kkkkk to usando nao aconteceu nada,carro ta de boa ta quase na hora de trocar de novo
Tenho um PEUGEO 207 e sempre uso oleo de motor Diesel mesmo porqje sou carreteiro e seu o quanto esses oleos de motor dissel são otimo .Veja bem . Se na carreta com peso é pra rodar de 20 a 30 mil km , imaginem num motorsinho de 4 cilindros né ?!
Acomselho a todos usarem , pois não faz mal ao motor, muito pelo contrario ; faz bem
Oque meu finado pai dizia … “O que não pode é deixar faltar óleo.”
Pode colocar até óleo vencido, não pode é faltar óleo
Elton o seu motor é gasolina??
Meu irmão tem um Renault Clio ano 2001 desde de novembro de 2011 ele nunca trocou o óleo do carro acredite se quiser ele só completa com o w40 pra motores a diesel o carro roda perfeitamente bem e nunca deu oficina por isso
Caramba ,isto é verdade mesmo?
Eu tiver um opala no ano de 81 estava no determina locau faltava cerca uma 500 km Diero pouco coloquei kerozene no tanque e terminei a viagem não precisei de imocao de ninguém fia usei o carro mas uma três ano vendi esse ficou rodando ainda Piraí.esperiencia própria…
Que absurdo, tenho 75 anos,motorista e mecânico desde os 12,sempre usei óleo de diesel no motor a gasolina (sempre) e nunca tive um motor fundido (nunca), confiem na experiência ok?????.
Na verdade o fabricante sabe oque e melhor para seu carro, logo o manual do veiculodira o certo. E como rebaixar o carro e dizer que o carro rebaixado e melhor que o projetado pelo engenheiro anos de estudo. Em resumo burrice,sem noção
Não se trata de informação errada mais da falta dela, óleo para motor disso tem várias especificações e também pode ser usado em motor a gasolina ou etanol , dependendo da especificação exigida pelo fabricante.
a diferença entre lubrificantes para motores diesel ou gasolina esta no % de aditivo adicionado no óleo mineral parafinico, para motores diesel o % de aditivo é + alto para suportar temperaturas e alto giro para ter uma limpeza melhor, é mais importante trocar o filtro do que o óleo.
O oleo 5 w 30 vem no rotulo escrito “indicado para motores a gasolina etanol e diesel leves e utilitarios
ENTÃO NO YOTUBE TÊM MUITOS MECANICOS IGNORANTES,POIS ELES USAM EM MOTORES A GASOLINA A ANOS E A LIMPEZA É RENDIMENTO DOS SEUS MOTORES SÓ MELHORARAM,O FUSCA ENTÃO MWLHORA UM ABSURDO, SABE DE NADA
Problema que óleo lubrificante pra carros a gasolina o etanol, é tudo igual, só muda de marca pode existir mistura como fazem na gasolina,os mecânicos fazem uma loucura pra deixar cliente doido da cabeça pra gastar oque não tem
É o seguinte: qualquer óleo, é melhor do que óleo nenhum. Ou seja, numa emergência sem ter o óleo correto, indicado pelo fabricante do veículo, pode ou deve ser usado. Até óleo de cozinha vale se não tiver nenhum outro. Mas como regra, deve ser seguido o manual do veículo, seja ele qual for.
Eu usava oleo de moto no motor do meu chevette. Nunca deu problema. Usei oleo de motor diesel na moto tbm ficou filé. E vou por oleo de motor diesel no meu monza tbm. Nao tem problema nenhum. Isso é que o pessoal quer vender um óleo inferior pra trocar mais rapido e lucrar mais.
Se é ruim o Delvac Power 15w40 ci4 atende diesel, gasolina, flex GNV e até motos a própria ficha técnica do produto vem explicando isso sem lógica.
A questão do óleo gasolina ou diesel, o óleo a diesel tem detergente ante borra e fuligem.estudado para motores de alta pressão e temperatura. A gasolina depende do óleo, portando pode sim usa, um no outro ou virse versa , na falta de óleo no motor gasolina/ diesel ,mas o ideal é conferir o manual do veículo.
Uso na minha strado 2008 270.000 Km sem nenhum problema. Acontece que a maioria fica colocando óleo reciclado tanto nos motores diesel ou flex sem contar que não fazem a troca no tempo normal. Aí não tem motor que aguente. Seja diesel ou flex
Eu uso na minha Saveiro 1.8 a mais de 15 ela 2001 sou o único dono dela até hoje nunca baixo óleo e não abrir o motor pra fazer até tudo original com 135mil km
O lubrificante é desenvolvido para atender a determinadas especificações. Se no manual do proprietário do seu veículo diz para utilizar óleo API SL 15W40, e o óleo para motores a diesel atende a especificação, vc pode usar.
Então, cuidado, pois não é qualquer óleo de motor a diesel que vc pode colocar no seu automóvel.
E, sim, tem diversos óleos que atendem tanto especificações para motores a diesel quanto motores a gasolina ou Flex.
Desculpe Sérgio, mas tá errado!!! Óleo SL é pra motores flex, quando começar com a letra C, EX.: CH, CI, CJ CK, esses são pra diesel!!! Existem poucos lubrificantes que atender tanto motores a gasolina, quanto diesel!!!
Kleyton, a especificação API SL, realmente refere-se a motores Flex. O que ocorre, é que existem lubrificantes originalmente desenvolvidos para motores a diesel, que além de atender as especificações para estes motores, API C_
ou ACEA E_ (especificação européia), também atendem os requisitos das especificações API S_, para motores Flex.
Por exemplo o TOP TURBO, citado em outro comentário, é um lubrificante multiviscoso 15W40, API CI-4 / SL, ou seja, pode ser utilizado tanto em motores a diesel quanto em motores Flex que exijam a especificação SL.
Tem também o LUBRAX EXTREMO, 5W30, ACEA C2-16, API SN, que atende as especificações européias para motores a diesel, e as especificações americanas para motores Flex.
Isto para citar apenas dois exemplos.
Cara eu botei um 5w30 em um carro a gasolina e fiquei desesperado com medo de dar ruim no moto, seu comentário me acalmou rs
Parabéns Sérgio pela sua explicação, é isso mesmo, vários fabricantes de lubrificantes tem em seu portifólio produtos que atendem as duas especificações, tanto API SL e CI4, mais não esqueça de verificar a viscosidade indicada pelo fabricante do veículo pois o SAE precisa ser o mesmo (Ex: 15W40).
Olá bom dia,eu uso óleo para motor disel,no meu GM,a pelo menos,10, anos Vectra,98, não tive até hoje nenhum pobrema em nenhum das peças é componentes da mecânica,uso 15,40,omesmo usado no motor mwm 6,Cl,do meu barco pesqueiro,uso óleo BR Petrobras…
Aqui no meu emprego , trabalho com motores Caterpillar de alto rendimento pois são motores de rebocador portuário com 3.450cv de potência cada motor …é o óleo q eu uso aqui é o delvac 15w-40 .as vezes quando sobro um pouco eu mesmo faço a troca do óleo do meu carro omega 4.1 ..nunca tive problema com isso ..e já faço essa troca a mais de 18 anos ..motor limpo funcionamento impecável …
Zeca, sabe porque vc não teve problemas em seu veículo, porque o óleo que vc usa atende as seguintes especificações API CI-4/CH-4/SL/SJ, ele atende as duas especificações para motores a diesel e flex.
Uso no meu celta a uns 10 anos ele está com 450 mil kms rodados a única manutenção que fiz no motor foi trocar os retentores de válvulas quando tiramos o cabeçote foi incrível ver os cilindros perfeitos sem nenhum desgaste, celta vhc.
Engraçado esse ponto, sou motociclista a 50 anos, no início não existia óleo específico para motocicleta então eu use o que era e continua a ser recomendo pela Harley Davidson.
A tradução e essa :
Na falta de óleo específico para motocicleta utilizar óleo de motores a diesel.
Inclusive uma Fazer que eu tenho na empresa e foi comprada zero do usa URSA TD até hoje.
Se vale para motocicleta vale para carro.
P.s. sou Eng. Mecânico
Abs
Bom eu tinha u uno sx e acabei colocando óleo de motor de caminhão e vou te dizer a única diferença que eu senti foi que o mesmo durou mais tempo que o normal não apresentou nem um tipo de deficiência ou desgastante de peças eu fiquei com este carro por 8 anos e fiz umas 4 trocas de óleo não tive problema com potencia e nem com vira brequinho , pescador , filtro com nada pra mim foi bom
Já faz um tempo que matérias de jornalistas que dizem ser especializados o fazem para “vender” matéria ou visibilidade . Quando falam de reparação automotiva então esses caras não sabem trocar o óleo do próprio carro . A conclusão do texto não explicar de forma correta é de matar e pelo amor de deus se não escreve direito de forma a se comunicar que e a função de um jornalista que dirá entender de reparação automotiva .
Parabéns pelo comentário vc chegou ao ponto dessas reportagens mal feitas e com opiniões duvidosa e sem fundamentos.
Vc está parcialmente equivocado. Alguns fabricantes fazem produtos com as duas normas, por exemplo Petronas Urania 3000 15w40, onde tem especificação CI4 e API SL. Dessa forma, pode ser usado em carros a gasolina que indiquem a classe de viscosidade 15w40. Isso foi feito para otimizar uso de produtos, em uma empresa que tem caminhões e empilhadeiras, não precisar ter 2 produtos. Caso queira a ficha técnica te envio.
Alguns lubrificante já vem de fábrica com indicação para diesel gasolina etanol gás o mais importante é consultar o manual do veículo que indica um grau de viscosidade especica de lubrificante para cada modelo de motor!!!!
A originalidade de um óleo lubrificante é feita assim. Fábrica A… lança nota no mercado, vou fazer um motor! Quero dinheiro! O projeto e esse, vou licitar, aí a empresa que der mais dinheiro para o projeto será a dona do lubrificante origineixon. Alguém lembra dos Tempras, com o óleo com pó preto dentro, que entupia tudo e danificada o motor, o óleo era ORIGINAL.
Tenho um fiesta usava olio sintético dava poblema de vouvora direto. Pacei usava mineral acabou o problema
Fake news é está matéria, ou ignorância do assunto. Existem diversos óleos de motores diesel que são considerados “multi frota”, exemplos Top Turbo da Lubrax, e Ursa Tdx da Texaco, ambos de base mineral e viscodidade 15w40, Api SL. Entretanto não é para qualquer carro a gasolina, álcool ou gnv que estes tipos de óleo podem ser empregados. É necessário estudar o que o manual de seu carro orienta a ser usado, levando em conta a base, viscosidade e classificação Api. Se estes senhores tivessem interessados em trazer uma informação correta para o leitor, teriam feito pelo menos uma pesquisa no próprio site da Lubrax, no item perguntas, e lá está respondida está dúvida a anos atrás. Possuo uma ranger v6 1996, a qual comprei com 160mil km, e já passou dos 280milkm, e desde que comprei a 10anos atrás utilizo os óleos que citei acima. Troco rigorosamente a cada 6meses ou 5mil km, juntamente sempre com filtro. Estudei muito pra fazer isto, e tenho como experiência um carro com mais de 120milkm rodados com estes óleos. Além da ranger, uso estes óleos em um astra 95 2.0 motor c20ne, gol 96 1.6 ap, e Vitara 97 1.6 8v. Todos eles estão com suas partes mecânicas super limpas, em função da aditivação superior destes óleos, e sempre faço estudo do óleo após retirar do carter, buscando identificar borra, partículas de metal ou alguma anomalia grosseira. Caso tenham interesse busquem fontes confiável de pesquisa para definir sua escolha, que não deve ser baseada em achismos ou crenças. Espero ter colaborado com a discussão.
Parabéns Heracto. Realmente o artigo nada entende de óleo lubrificante.
Realmente o LUBRAX TOP TURBO 15W40 CI-4 e o URSA PREMIUM TDX 15W40 CI-4, também PODEM ser usados em veículos FLEX, porém não entendo o pq, já que existem lubrificantes indicados especificamente para eles!!! Sobre a RANGER, tive uma STX por 6 anos, e só usei CASTROL GTX 20W50 ANTI BORRA!!! Só alegria, usava no dia a dia!! Nenhuma pane e nenhuma quebra!!! Sou distribuidor de lubrificantes há 16 anos, e tudo que aprendi e posso dizer é: o correto é a indicação do fabricante!!! O resto é gambiarra que funciona por algum tempo¡!! Grande abraço
Pois é Kleyton, vou transcrever aqui parte do que está no manual de minha ranger: “Para selecionar o grau de viscosidade adequado, considerar a temperatura ambiente que o veículo será utilizado. Utilize preferencialmente o óleo SAE 5w30. Em temperaturas acima de 0ºC os óleos SAE 10w30, SAE 15w40 e SAE 20w40 são aceitáveis”. Antes de me definir pelo óleo multi frota, usei este que cita o 20w50 da Castrol, mas o instrumento que mede a pressão do óleo do Painel ficou quase fora da faixa normal. Para carros que não tem este instrumento, os proprietários apenas sabem que surgiu um problema quando a pressão cai, ou seja faltou lubrificação, e as vezes já é tarde. Ressalto ainda que o 20w50 não é indicado pelo manual, para ser pouco, mas a diferença foi significativa para o motor. Os óleos que citei acima, possuem as mesmas especificações que a ford define, e no caso do API, é bem superior. E como vc sabe, SG é bem inferior que SL. Além disso, possui os aditivos CI-4, que ajudam na limpeza dos resíduos da explosão do combustível. Creio que em seu trabalho devam ter diversos tipos de aditivos, para diversos fins, para adicionar ao óleo do motor. Certo? então pense qual seria a vantagem para o consumidor usar o Top Turbo da Lubrax ou o Ursa Tdx da Texaco?
Então Heracto, entendi perfeitamente sua colocação e não tenho como contestar!!! Já atendi dono de frotas de caminhões (40 ao total), todos novos e semi novos, onde na época se pedia 15W40 CI-4, porém o proprietário só usava o URSA LA-3 40, e não tinha problema algum!!! Como disse anteriormente, eu prefiro e indico sempre o lubrificante que a montadora recomenda!!! Sobre
continuando aqui pois dei enter sem querer, sobre a limpeza que vc citou, os gases eliminados na combustão do diesel, da gasolina e do etanol, são diferentes!!! Todos lubrificantes tem a propriedade de detergente indicado para cada combustível, por essa razão que digo que não podem ou devem ser utilizados tanto para diesel quanto para flex, mas quem sou eu pra contestar o que engenheiros desenvolveram, só contesto pela razão!!! Com relação aos aditivos, revendemos também, mas somente por necessidade do mercado (clientes que gostam de usar), pois lubrificantes de QUALIDADE não necessitam de sobre-aditivação!!! O aditivo que vem nele já basta!!! Eu uso há muitos anos o MILITEC, em carros turbo e 6 cilindros que possuo, que não é aditivo, e sim um condicionador de metais, e aprovo demais o produto!!! O próprio dono da postagem já fez vídeo falando mal do produto, mas como vc com o lubrificante a diesel no motor a gasolina, pra mim sempre deu muito certo, percebo a diferença e NUNCA, NUNCA mesmo tive uma quebra de motor, mesmo sendo motores de alta potência!!! Grande abraço amigo, é muito bom trocar experiências com quem realmente gosta de estudar sobre o assunto, está disposto a escutar e dar sua opinião de forma educada!!!
Exatamente isso , se tem a indicação do fabricante porque ficar inventando moda? o fabricante do motor faz todos os testes antes de indicar o oleo mais adequado afinal é do proprio interesse dele que o motor dure o maior tempo possivel sem problemas.
O óleo VW 5w40 508-88 serve tanto nos modelos flex (Gol, Fox, Polo, Virtus, etc.) quanto na Amarok. Aspirados ou turbo!
Atualmente os carros da Mitsubishi, sejam diesel, gasolina ou flex utilizam o mesmo oleo quando utilizado o oleo original da fabrica.
o que tem a ver os gases do motor com o óleo lubrificante ? UMA COISA NÃO TEM NADA A VER COM A OUTRA ! ! ! ! ! ! os óleos lubrificantes servem para LUBRIFICAR as peças móveis do motor e também REFRIGERAR o motor …. não importa se o motor é a gasolina ou diesel ou GLP , são as indicações do fabricante do carro é que determina qual óleo deve ser usado. um motor a diesel pode usar um óleo 5W30 e um motor a gasolina também pode usar também um óleo 5W30 …. o numero 5W indica a EXPESSURA do óleo, neste caso o óleo é fino. se for número 10W o óleo é mais grosso, se for 15W é mais grosso ainda. o número 30 indica que o óleo consegue ficar líquido até menos 30 graus celsius NEGATIVO ( -30ºC )
Esses códigos são gerenciados pela SAE – Society of Automotive Engineers, e indicam a viscosidade do óleo. Maior o número, maior a viscosidade. Cada motor tem a sua indicação de viscosidade.
A viscosidade mede a “grossura” do óleo que não é constante devido a temperatura, que diminui a viscosidade quanto maior for a temperatura.
Existem óleos
Monograde – SAE10, SAE 20, SAE 30, SAE 40, etc, cujas viscosidades são específicas.
Multigrade – SAE 5W-30, SAE 10W-40, SAE 20W-40, etc, que são multi viscosos.
SAE 5W-30, nos diz que:
Viscosidade 5 (“w”significa winter-inverno) garante viscosidade 5 em baixas temperaturas, caso importante em países que atingem temperaturas negativas em longos invernos. Um óleo “grosso”, em temperaturas muito negativas dificulta a partida, por vezes não conseguindo virar o motor de arranque. O óleo fica “duro”.
Viscosidade 30 nos garante boa lubrificação em altas temperaturas. que é o caso do Brasil, mesmo no nosso sul frio.
Além disso existe outra classificação muito importante: API – American Petroleum Institute, que classifica a QUALIDADE do óleo quanto aos aditivos que são agregados ao óleo puro que sai da refinaria, que lubrifica mas não resolve todo o problema.
Uma das funções do óleo é limpar os resíduos da combustão, geralmente em forma de carvão, “lavando” a parte interna do motor. Para isso, os óleos automotivos contém uma série de aditivos que melhoram sua performance, entre eles os chamados “detergentes”, cuja função é dissolver o carvão formado, mantê-lo em suspensão (dispersante) e retirá-lo quando da troca do óleo. Um bom óleo, mas SEM detergentes sairia quase limpo após 10.000 km rodados, mas um óleo com bons detergentes costuma sair PRETO, retirando o carvão…
Outros aditivos seriam, anticorrosivos, dispersante, melhoradores do Índice de Viscosidade, agentes de extrema pressão, etc…
Os códigos são os seguintes:
Para motores a gasolina começa com “S”, motores a diesel começa por “C”, seguidos de letras em ordem alfabética e quanto mais avançam as letras, melhor a qualidade. Exemplos:
API SA SB, SC…………, SJ, SM, SN, etc. API – SA seria um óleo mineral puro, já obsoleto para os motores modernos. SN é a última e maior classificação, salvo melhor juízo…
API CH……CJ, etc…
Assim, quando for trocar o óleo diga: quero óleo 10W30, SN, de “tal marca”
Existem outras agencias de classificação, como a ACEA – Association des Constructeurs Européens d’Automobiles, utilizada pelas montadoras europeias (Mercedes, Porsche, BMW, Audi, Citroen, Renault, Peugeot, etc). Mas aí já é outra história…
Como vivemos em um país tropical “não muito abençoado por Deus” o 5W, 10W ou 20W não fazem muito sentido, o importante é o segundo número.
Espero ter sido didático…
Ufa!!!
Que matéria sem pé sem cabeça, não explica nada e o pouco que fala está errado.
Tá cheio de óleo que serve p diversos tipos de combustíveis, basta ler o rótulo
A explicação ficou pela metade! O óleo usado em carros movidos a gasolina ou etanol não foi questionado quanto ao seu uso em motores movidos a diesel. A conclusão do texto não explica o que acontece com o óleo do carro a diesel aplicado em motores flex. Concordo que se trata de mais uma besteira mas o texto não foi concluído de forma adequada.
Obrigado por já ter escrito. Também observei isto no texto.
Mas no mercado há produto como da Castrol que pode ser usado tanto em motores diesel como gasolina
Nunca use de motor 2 tempos em 4 tempos. Motor 4 tempos de moto em carro s motor de carros em caminhão e óleo de caminhão em tratores. Agora numa emergência vali tudo no reverso