Óleo do motor: deixa o errado e não muda para o certo?
Explico aqui novamente sobre o que deve ser feito em casos que o automóvel já está com o óleo do motor errado: o que deve-se fazer?
Explico aqui novamente sobre o que deve ser feito em casos que o automóvel já está com o óleo do motor errado: o que deve-se fazer?
É verdade, eu realmente comentei aqui recentemente a respeito dos óleos para a lubrificação do motor; e que a melhor marca é aquela que já está no cárter.
E um leitor do AutoPapo quis então me pegar no pulo:
“Quer dizer que se eu compro um carro que o proprietário anterior usava no cárter um óleo diferente daquele recomendado manual, eu não devo passar a usar aquele sugerido pela fábrica? Eu fico com o óleo – digamos – errado ao invés de passar para o óleo certo?”
Sim, por incrível que pareça é isso mesmo.
Porque se o seu motor trabalhou milhares de quilômetros ou muitos anos com um determinado óleo, o novo poderia ter um poder detergente maior que o anterior. E remover pequenas sujeiras, pequenas cracas que o outro não removeu – o que pode vir a danificar o circuito de lubrificação do motor.
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Tenho um uno drive 2018 que no manual pede a utilização do sintético 0w20 e erroneamente o meu mecânico sempre colocava o 5w30. Hj o carro tem 4 anos de uso com 84200 km. Quer dizer que não posso mais utilizar o óleo recomendado pela fábrica.