Óleo sintético ao invés do mineral aumenta o prazo de troca?
A superioridade do óleo do motor sintético em relação ao mineral pode fazer com que o prazo para a sua troca seja prolongado?
A superioridade do óleo do motor sintético em relação ao mineral pode fazer com que o prazo para a sua troca seja prolongado?
Os óleos para a lubrificação do motor eram todos, inicialmente, de origem mineral. Os mais modernos são sintéticos, com melhores características e performance. Porém, o mineral continua sendo produzido e muito utilizado, até por ser bem mais barato.
O que passa pela cabeça de muito motorista é:
“Se eu deixar de usar o óleo mineral e passar para o sintético, poderia esticar o prazo ou a quilometragem de troca, já que ele é bem superior?” Não, não poderia! Porque o motor foi projetado para ter o óleo mineral substituído em determinado prazo ou quilometragem.
O óleo do tipo sintético é superior ao mineral, sem dúvida. Mas isto não significa que o motorista possa dilatar o prazo ou a quilometragem prevista para troca.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Ainda bem que tem gente mais entendida do que o protagonista da matéria. Nunca vi uma asneira tão grande dita por alguém que se diz entendido de mecânica de automóveis. O óleo sintético quando usado no lugar do mineral, pode rodar o dobro da kilometragem rodada pelo óleo mineral.
Os óleos sintéticos foram criados com a premissa de se manterem íntegros por mais tempo, proporcionando prazos maiores entre as trocas gerando possível economia e mais benefícios ambientais, aí vem Matusalém e diz o contrario sem justificar, ultimamente tem aparecido muitas matérias assim por aqui.
99,9% das matérias aqui não esclarecem as dúvidas com justificativas e posicionamento de especialistas.
Pode sim Boris. A API e SAE inclusive entendem que esse prazo é médio em 30 por cento a mais nós óleos sintéticos em relação aos minerais. As moléculas do óleo sintéticos se mantém originalmente estável enquanto às do mineral tem sua composição deteriorada. Em relação a carga de aditivos, detergentes e dispersantes de ambos, duram igualmente.
Boris, só pra vc corrigir: há uma diferença entre “em vez de” ao invés de”. Pesquisa os casos de uso dessas duas expressões pra retificar o título, Blza?
Abraço!
Mas que reportagem é esta? Três linhas!!!! me dê motivo, embasamento e algo palpável. É programa de Ana Maria? receita simples? incompetência mesmo!!
Fiquei procurando o resto da matéria com a justifixativa kkkk ?