Quando óleo mais grosso é a solução para motor muito rodado?
As condições para usar um óleo mais viscoso do que o indicado pela fabricante dependem de quanto o automóvel está queimando
As condições para usar um óleo mais viscoso do que o indicado pela fabricante dependem de quanto o automóvel está queimando
Ouvinte levou o automóvel para uma revisão na sua oficina de confiança, que não é da concessionária. Ao buscá-lo, o mecânico disse que como o carro já estava com cerca de 70 mil km, ele achou conveniente não substituir o óleo 5W-30, recomendado no manual, por um pouquinho mais viscoso, o 10W-50. “É isso mesmo?” Pergunta ao ouvinte.
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Depende. Se o dono do carro reclamou baixa excessiva do nível de óleo ao verificar na vareta então colocar um outro um pouco mais viscoso pode ser a solução, mas existem muitos motores que vão além de 100 mil km ou 150 mil km, sem um excesso do consumo de óleo.
E, neste caso, não é necessário substituir o óleo recomendado pelo fabricante por um outro mais grosso ou com maior viscosidade.
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Creio que faltou uma informação importante: se o óleo está baixando e não há vazamentos, é porque as partes internas do motor estão com folga acima da tolerância do seu projeto, ou seja, precisa retificar ou, no mínimo, substituir alguns componentes como os anéis dos pistões. Só colocar óleo mais grosso pode ser pior pois ele pode não alcançar algumas partes do motor devido à dificuldade em passar pelos dutos internos de lubrificação e, com isso, acelerar o desgaste.
Comprei uma meriva ss 2010 com 142 ml km, a uns 2 meses mandei fazer a revisão normal de troca de oleo e filtros correias etc, o óleo colocado foi o 5w30 recomendado no manual, mas agora o carro está baixando muito óleo, foi recomendado pelo garagista a colocar o 15 40 semisintetico, mas estou com dúvidas.
Eu tenho uma strada 2010 com 537.000 original só depois de 500.000 passei a usar um bardal
Tenho uma Peugeot Hoggar 1.4 2011 comprei zero e está com 495.000 (quatrocentos e noventa e cinco mil ) uso o óleo recomendado até hoje 10w40, abaixa meio litro por troca.
Troco cada 10.000 km
Tenho um Ford Ka 2010 com 210mil Km o mecânico usou um oleo diferente com esse pretexto de que “tinha que usar após kilometragem alta” lendo essa matéria eu não deixaria pois ele nunca baixou o nível durante o uso do 5w30
Tá aí!
Essa eu concordo na íntegra com o Dr Boris.
Nem recomendo uso de condicionadores também.
Tive uma Saveiro CD G6 8 válvulas vendi ela com 260.000 kms sempre usei o óleo recomendo pela VW e não baixava. Essa de óleo mais grosso é pra acabar com o motor. O que deve ser feito é as trocas no tempo ou kms certo e trocar todos os filtros
Tenho uma Meriva Joy 1.4 ano 2010 com 226.000 km e até hoje só usei o 5w30 que troco antes dos 10.000 . Nas trocas de óleo o nível está sempre completo. Não baixa o nível.