Padrão de autonomia é referência e não ciência exata
Cada mercado tem uma metodologia diferente para calcular a autonomia de um automóvel e quando falamos de elétricos, é ainda mais complicado
Cada mercado tem uma metodologia diferente para calcular a autonomia de um automóvel e quando falamos de elétricos, é ainda mais complicado
Um dos calcanhares de Aquiles do carro elétrico é o alcance. Ou seja, quantos quilômetros ele roda com a bateria carregada.
VEJA TAMBÉM:
E a resposta é bem complicada, pois, em primeiro lugar, existem diversos critérios para medir esse alcance. Existem alguns padrões de autonomia na Europa, outros nos Estados Unidos e até um brasileiro do Inmetro, sendo que cada um fala uma coisa.
A maioria é otimista e acaba declarando um valor difícil de ser concretizado. O nosso do Inmetro é mais realista e até um pouco pessimista.
E se este número já é complicado de determinar no carro com motor a combustão, no elétrico é ainda mais. Isso acontece pois esse valor sofre alterações de acordo com o estado da bateria, com o uso do ar condicionado e até com a temperatura ambiente. Quando está muito frio ou muito calor, o alcance também se reduz.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |