Para subir morro, engate a marcha ré

A marcha mais forte do automóvel pode ser a solução em casos que a primeira não dá conta, seja pelo morro íngreme ou carro pesado

Homem sentado na caderia de motorista olha para trás do carro, dando marcha ré subir morro
Se você for subir um morro muito íngreme, tente colocar mais peso nas rodas que tracionam (Foto: Freepik )
Por Boris Feldman
Publicado em 23/04/2025 às 07h00

Seja no carro com câmbio manual ou automático, o motorista percebe que as primeiras marchas, a primeira, segunda e terceira, são de força para arrancar ou subir o morro. Enquanto isso, as outras, quarta, quinta e sexta, são marchas de velocidade que servem para andar em ruas planas nas rodovias.

VEJA TAMBÉM:

Nesses casos, o motor está em rotação mais reduzida, o que reduz também o consumo de combustível. Porém, poucos motoristas imaginam que, em geral, a marcha mais forte do carro é a marcha ré.

E por isso, poucos se lembram que, diante da dificuldade de um automóvel de vencer uma rampa muito íngreme, uma ideia é virar o carro e tentar subir de ré. Isso pode ser uma grande vantagem, especialmente quando está carregado, pesado e não sobe nem de primeira.

Isso pode dar certo, pois se o carro for tração dianteira, as rodas motrizes é que vão receber o maior peso. Segundo, a ré é a mais forte das marchas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário