Passanezi: nada de poluição ao gerar energia!

Além da energia elétrica sustentável, boa para os elétricos, Passanezi apostou em outras opções que também são benéficas ao meio ambiente

A usina hidrelétrica é um exemplo de geração de energia renovável
A usina hidrelétrica é um exemplo de geração de energia renovável (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 17/12/2021 às 21h32
Atualizado em 20/12/2021 às 13h41

Entrevistei outro dia o Reynaldo Passanezi Filho, presidente da Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig.

Perguntei-lhe, a propósito do carro elétrico, se a energia fornecida pela Cemig para recarregar as baterias é renovável. Pois não adianta o automóvel não expelir gases pela descarga, porém o dióxido de carbono ser emitido pelas usinas geradoras.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Sua resposta foi positiva: nossa energia é 100% renovável, pois vem de usinas hidrelétricas, fotovoltaicas, ou eólicas. Nada de usina térmica a diesel e muito menos de carvão, como existem em vários outros locais, principalmente na Europa e países asiáticos.

Passanezi aposta também, no caso específico do Brasil, em outras duas opções para a limpeza ambiental. A primeira, é o carro híbrido flex. Que roda com o motor a combustão alimentado por etanol. E este recarrega a bateria.

VEJA TAMBÉM:

A outra seria o elétrico acionado pela célula combustível (Fuel-Cell) alimentada por hidrogênio com a possibilidade, que muito interessa ao Brasil, deste hidrogênio ser extraído do etanol, que já existe nos nossos postos.

A energia elétrica é gerada por esta célula e, pelo escapamento, apenas água pura.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marco Aurélio 18 de dezembro de 2021

Balela…em tempo de recuperação de reservatórios, todo o consumo de eletricidade pode estar causando geração de energia por termoelétricas, com a correspondente emissão de CO2. Portanto só deveria ser autorizado o uso de carros elétricos se comprovada a geração própria de energia renovável. Exemplo: o proprietário do carro elétrico também possui residência equipada com painel solar.

Avatar
Antônio 21 de dezembro de 2021

Ótima ideia Marco! Você produz a própria gasolina ou etanol?

Avatar
Marco Aurélio 22 de dezembro de 2021

Ótima pergunta! Demonstra o seu profundo conhecimento do Setor Elétrico Brasileiro e da realidade dos reservatórios atual.

Avatar
ailton jacinto silverio junior 18 de dezembro de 2021

Com a escassez de água e a crise hídrica, energia hidroelétrica deixou de ser limpa e renovável.

Avatar
bruno vasconcelos 17 de dezembro de 2021

Tudo lindinho mas MUITO CARO! O carro 100% a combustão continua bem mais barato e servindo a população nas necessides da vida… tem que investir é no etanol e bio combustives mais baratos e eficientes e menos nocivos ao ambiente

Avatar
Deixe um comentário