Existe algum risco ao passar com um carro elétrico em alagamentos?

Existem vantagens e desvantagens quando se passa com um carro elétrico num trecho alagado. Mas afinal, existe o risco de ser eletrocutado?

Por Boris Feldman19/03/20 às 06h15

Um leitor do AutoPapo comenta que passou outro dia por um trecho alagado e ficou preocupado ao imaginar o que poderia acontecer se ele estivesse passando por ali com um carro elétrico. Uma porção de baterias muito potentes, com cabos elétricos para todo lado: se entra água, eu, no mínimo, seria eletrocutado, não é?

Mas é claro que não. Fosse verdade, já teria muito motorista aí pelo mundo virado carvão. Por um simples motivo: baterias e motores dos carros elétricos são completamente blindados e à prova d’água.

E em relação ao carro a combustão, tem até a vantagem de não ter o escapamento, que pode puxar água para dentro do motor e provocar um senhor estrago. Mas o carro elétrico está sujeito aos mesmos problemas dos atuais: se a água chegar a seu interior, vai danificar tapetes, estofamentos, tecidos e congêneres.

carro passando por um trecho alagado do asfalto com a água quase na metade de sua roda
Carro passando por um trecho alagado (foto: reprodução)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Leandro 19 de março de 2020

    E ao longo dos anos qdo esses carros começarem a ficar com 5, 10, 15 anos, ou no fim da vida útil da bateria, continuaria seguro?

Avatar
Deixe um comentário