Pastilhas traseiras: olha a pi-ca-re-ta-gem!
A manutenção do freio é essencial para o bom funcionamento do veículo e muitos picaretas tentam tirar proveito dessa situação. Fique ligado!
A manutenção do freio é essencial para o bom funcionamento do veículo e muitos picaretas tentam tirar proveito dessa situação. Fique ligado!
Como existe uma preocupação do dono do carro, por motivos óbvios, na manutenção do sistema de freios, algumas oficinas costumam abusar. E aí aparece a famosa “empurroterapia”…
Uma das pi-ca-re-ta-gens é sugerir a limpeza dos tambores dos freios traseiros. Precisa? Não! Claro que vale a pena limpar os freios traseiros no caso de se abri-los por outro motivo. Mas jamais especificamente para essa limpeza.
Outra: “Vamos trocar o fluído do freio porque ele já está aqui há um ano e o carro rodou 30 mil km.” Precisa? Não. O prazo recomendado é cada dois anos e independe da quilometragem rodada.
VEJA TAMBÉM:
Mas agora eu ouvi uma nova: “nada de trocar só as pastilhas dianteiras. Se é para trocar, devem ser as das quatro rodas”. Nada disso! O esforço realizado pelos freios dianteiros é muitas vezes maior que o dos traseiros. O que naturalmente se reflete no desgaste das pastilhas do freio: as dianteiras exigem manutenção bem mais frequente que as traseiras.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Acho que entendi bem o Boris, a menos que eu tenha perdido alguma coisa, mas ele disse que é necessário a limpeza do tambor somente se abrir o tambor, neste caso concordo, se abriu porque não limpar, não faz sentido. È fato conhecido por técnicos mecânicos que as rodas traseiras recebem 30% da frenagem, portanto desgastam menos as lonas, trocá-las apenas após ela atingir o mínimo de espessura especificado pela montadora, fora isso é picaretagem mesmo, mas fiquemos tranquilos pois sabemos que não há picaretas no Brasil. Não estou defendendo o Boris, as vezes acho que exagera nas criticas.
Hehehheheheeee. Não sei outras marcas mas, eu tenho um Renault Logan e nas revisões consta avaliação no sistema de freio dianteiro e traseiro. Na dianteira verifica espessura de pastilha e disco. Na traseira o tambor é aberto inspeciona as sapatas, tambor e LIMPA a parte interna e tds os componentes. A Renault tbm prevê a troca do fluido de freio a cada 80 mil km. No meu caso entre 9 a 10 meses no máximo devido ao meu uso.
É seu Boris. Mais uma vez fica comprovado a minha pessoa a seguir os seus conselhos. Claro né. Na contramão. Grande abraço.
E aos nossos amigos mecânicos. Façam seus trabalhos bem feitos. Honestidade, organização, limpeza, prudência, amigáveis, acessíveis e não legal. Não seja legal. Seja verdadeiro. Vcs são os que nos movimenta. Precisamos de vcs e nas nossas funções vcs tbm precisam da gente. O trabalho de vcs é lindo. Parabéns aos guerreiros das oficinas.
Excelente texto, parabéns! Meu carro, um Peugeot 307 ano 2008, com 152 mil km está com as pastilhas e discos traseiros originais …
Boris eu te desafio a vestir um uniforme e trabalhar em uma oficina, ouvir as reclamações dos clientes, fazer diagnostico, tudo… Pq seu jornalismo é mais criminoso do que informativo, mais desinforma a população do que informa, já fez isso com a situação da troca de rolamentos da correia dentada. Pq vc não tem a decência de falar em quais situações pode ser determinado problema? Pq vc não explica o porque o fluido de freio deve ser trocado a cada 2 anos? Pq você não explica da diferença de compostos de pastilhas? Dos problemas que o sistema de freio pode ter, pq as vezes acontece de desgastar as pastilha de um lado mais rápido do que do outro? Vamos Boris aceita meu desafio, vem meter a mão na massa, adquirir conhecimento pratico, vem que eu tenho certeza que muitos mecânicos querem ver isso…
Diogo Nervosetti … calma rapaz ! “jornalismo criminoso” … forçou a barra
Jose qndo digo criminoso é pq é feito na má fé… Feito na intenção de denegrir a imagem dos profissionais na área… Este senhor já foi obrigado a se retratar sobre o que ele acusa ser errado em outras matérias… So que a retratação nunca é no mesmo nível e atinge o mesmo publico que as acusações que ele faz… Nos temos que colocar um ponto final em jornalistas e profissionais oportunistas, “causadores” que geram problemas para sociedade (pq a desinformação ou informação errada é um problema) e empresas do ramo… O trabalho q ele tem de escrever matéria causando polemica, ele teria escrevendo relatos de problemas, com informações técnicas de qualidade, sem denegrir a imagem de nenhuma classe de profissional…
Esse Boris só fala asneira…
O que me diz dos veículos com tração traseira? Onde o desgaste das pastilhas traseiras ocorre antes das dianteiras? Dependendo do modo de condução aos 15 mil quilômetros. Claro que é necessário realizar uma correta inspeção no sistema de freios, porém não existe isso de trocar somente as dianteiras?
… por falar em asneiras … trocar pastilhas traseiras aos 15 mil quilometros … antes das dianteiras … andando de ré esses 15 mil km … pode ser …
Tenha uma Mercedes ou BMW que verá o que estou dizendo
Com relação aos tambores de freio, se abriu limpa, faz um serviço perfeito e pastilhas de freios traseiros, pelo menos no meu veículo, ainda não foi necessário a troca, já troquei as dianteiras 4 vezes. Muito cuidado ao oferecer esse serviço sem ter uma justificativa técnica conclusiva, pois o cliente pode entender um pouco de mecânica.
Só tem salafrários neste país!
Outra: Limpar o “chipezinho” dos carros flex cada vez que troca de combustível.