Peça para carro que saiu de linha? Talvez, só na Austrália

Nenhuma lei brasileira obriga que componentes sejam fornecidos por um período de 10 anos, após um modelos ser descontinuado

pecas carro foto polaroid fusca azul portal
Se o carro saiu de linha, o que garante a peça é a oferta e procura (Fotomontagem: Autopapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/04/2023 às 18h02
Atualizado em 03/05/2023 às 17h18

Ao comprar um carro que não está mais sendo fabricado ou importado, o vendedor diz para não se preocupar, pois uma lei torna obrigatória a existência de peças de reposição durante dez anos.

VEJA TAMBÉM:

  • O que realmente é verdade, mas lá na Austrália, aqui no Brasil, não existe essa lei. Até porque uma lei como essa não tem como ser cumprida e os parlamentares lá na Austrália devem ser mais malucos ainda do que os nossos.
  • Pois o que determina a existência ou não dessas peças é a demanda, a procura por elas, o que só existe se tiver um grande volume modelo em circulação.
  • O Fusca, por exemplo, deixou de ser produzido há dezenas de anos, mas continua tendo peças de reposição para ele no mercado. Mas o modelo que teve poucas unidades produzidas ou importadas não vai ter peça de reposição nem no ano seguinte. No Brasil, nem na Austrália.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tobias 27 de abril de 2023

A proibição de importação direta prejudica o consumidor. Tenho 2 carros argentinos e sou obrigado a pagar 3x mais aqui na css devido à uma lei lobista de montadoras. Protecionismo prejudicial.

Avatar
Deixe um comentário