Pedido de chinesas a Lula irrita marcas tradicionais

Responsáveis por mais de 60% das vendas de carros no Brasil, as fabricantes convencionais não querem saber de redução de tarifas para marcas chinesas

Lado direito mão de um homem branco, ao fundo bandeira da china. Ao lado esquerdo mão de uma mulher negra ao fundo bandeira do brasil
Montadoras chinesas querem redução de impostos para automóveis montados no regime de CKD e SKD (Fotomontagem: Gabriel Fernandes | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/08/2025 às 07h00

As quatro maiores fábricas de automóveis do Brasil, Volkswagen, GM, Toyota e Stellantis, assinaram em conjunto uma carta ao presidente Lula. Nela, as montadoras manifestaram seu receio em relação à aprovação de um pedido feito por fábricas chinesas ao governo.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

A solicitação em questão é para reduzir para 5% e 10% os impostos para os automóveis que seriam montados no regime de CKD e SKD, ou seja, completamente ou semi desmontados.

No geral, o mercado brasileiro é o que menos coloca entraves a essa importação. No entanto, essa medida prejudicaria não somente as fábricas de automóveis, mas também e principalmente o enorme setor de fabricantes de autopeças.

O governo agora está entre a cruz e a caldeirinha, porque ao facilitar a importação, acaba prejudicando a nossa indústria. Se dificulta a mudança, é uma barreira à modernidade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário