Pneu tem prazo de validade: fica impróprio mesmo sem uso

A maiorias das peças do carro têm prazo de validade e o pneu também está nesta lista, pois sua duração depende de certos fatores

Por Boris Feldman13/11/19 às 06h15

Vários componentes do automóvel têm duração limitada e dão margem a discussões. Principalmente do dono do carro brigando na concessionária porque sua embreagem acabou com “x” quilômetros, o freio do outro não durou nada… E, e entre elas, está o pneu, cuja durabilidade varia em função do peso do carro, da velocidade, do alinhamento da direção, do tipo do piso, entre outras.

E, além disso, o pneu tem outro problema pois ele é igual a remédio: perde a validade até na prateleira. Mas há um seguinte consenso em relação aos pneus: ele pode ser usado depois de até seis anos de fabricação, sem problema. Mas aí ele deve ser trocado, pois perde aderência, flexibilidade e pode prejudicar o comportamento do carro.

Porém, jamais use um pneu com mais de dez anos de fabricação, pois é grande o risco de ele estourar e provocar um adicente, principalmente em velocidade mais elevadas.

istock pneu listra
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário