Pneu é ponto fraco de carro elétrico

Componente deve ter características especiais para ser utilizado em veículos movidos a bateria, mas eles custam mais, e o pior, duram menos

pneu carro eletrico sendo carregado detalhe pneu rodas portal
O pneu de carro elétrico é diferente dos convencionais, pois precisa ser mais pesado, silencioso e reduzir mais o atrito com o solo (Foto: AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/04/2024 às 18h02

Para quem está pensando em comprar um carro elétrico, vale um alerta. O pneu desse tipo de veículo é um item muito específico e de custo duplamente mais elevado do que os convencionais.

VEJA TAMBÉM:

Ele tem que ser específico para o carro elétrico, pois pesa bem mais em função da bateria. Além disso, ele tem um torque descomunal quando arranca, o que aumenta o desgaste do pneu.

Ele ainda tem que ser mais silencioso, já que não há motor escondendo o barulho do pneu contra o asfalto. E, finalmente, ele tem que reduzir ao máximo o atrito para poupar a bateria e obter um maior alcance em quilômetro.

Em adição a tudo isso, também é importante lembrar que, mesmo sendo mais caro, a sua durabilidade fica comprometida. Por isso, ela é menor se comparada ao pneu do carro a combustão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabio Abreu 22 de abril de 2024

Nem sei pq perdi meu tempo com esse artigo… hahahhaha
Na real gosto de ler pra rir do desespero dos fabricantes de carros a combustão. Hahahahahha

Avatar
Arnaldo Trindade 20 de abril de 2024

Impressionante, risível, deprimente fim de carreira deste senhor. Nem com vergonha ele fica! Tsk tsk “pneu de carro elétrico” é demais. Descaradamente pago pra fazer essa campanha

Avatar
Tavares 19 de abril de 2024

Impressionante como mídias ditas independentes se comportam com um inegável rabo preso. Até parece que quem compra carro elétrico está ligando para dinheiro….Piada. E não adianta ser contra eles. As pessoas já decidiram que estão de saco cheio de viver em cidades insalubres, barulhentas e enfumaçadas. Pra quem ainda passa pano para os fazendeiros texanos e curte cheirar um saudável óxido nitroso, digo que estão do lado MUITO errado.

Avatar
Paulo Santos 18 de abril de 2024

Que você está ganhando das montadoras e da indústria do petróleo para ir contra os carros elétricos que fazem um bem pra natureza, ou você acha que os carros a combustível é bom para humanidade

Avatar
Alvaro Garcia 17 de abril de 2024

COMO EM TUDO, O NEGACIONISMO IMPERA NO MUNDO.
QUEM CRITICA CARROS ELÉTRICOS E FICA COLOCANDO DEFEITO EM TUDO QUE SE RELACIONA A ISSO, É COM CERTEZA, UM IMBECIL QUE NÃO SABE DE NADA. CERTAMENTE VOTOU NAQUELE QUE FAZ ARMINHA COM A MÃO, DEFENSOR DE TIRANOS…

Avatar
Silvio 16 de abril de 2024

Pesquisamos, no caso do Dolphin Plus é o mesmo preço de um convencional.

Avatar
Edevilson 16 de abril de 2024

Tenho um elétrico da JAC E JS4 a 3 anos, esta com 45.000 rodados e estão em perfeito estado de conservação e com certeza terei pelo menos uns dois anos e não vejo problema algum com os pneus depende muito de quem dirige.

Avatar
Sergio 16 de abril de 2024

Não vi nenhuma informação técnica realmente de diferente dos carros convencionais já existentes. O pneu se desgasta por conta do torque instantâneo, carros a combustão tb tem bastante torque e ninguém fica fritando pneu em todo semáforo. Ruido do pneu pode várias, mas existem carros a combustão bem silenciosos, a cabine do carro precisa ter uma boa acústica para o som externo tb, nada de novo. O pneu é mais pesado pelo peso do carro, e não tem carros pesados no mercado? O elétrico, mesmo pequeno, tem seu peso considerável, pode pesar para um desgaste maior, mas como todo carro q existe q é pesado. No final, o q vi, foi q se vc andar quente, terá um desgaste acentuado mais rápido. Obs. Não sou fã de carro elétrico.

Avatar
Henrique 16 de abril de 2024

Faz parte das grandes né sr Boris ? Então quer a qualquer custo espantar a concorrência… é o velho jornalismo que por sorte está ficando pra trás!

Avatar
Carlos Alberto Ranieri 16 de abril de 2024

Discordo. Como qualquer novidade, carros elétricos têm suas desvantagens. Pneus são mais caros tão somente pela novidade, já já vai ter muita oferta e os preços se alinharão com os outros pneus. Quanto a durar menos, por ser os carros elétricos mais pesados (por enquanto), concordo.

Avatar
Deixe um comentário