Pneu de supermercado: tem que prestar atenção!

Na hora de comprar pneu em uma loja não especializada há várias verificações que o proprietário tem que levar em consideração para não errar

prateleira mercado pneus portal
Tem que considerar até quantos quilômetros por hora o pneu resiste (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/10/2022 às 13h02

Pode-se comprar pneus sem problemas num supermercado? Sim, desde que se tome alguns cuidados. Em primeiro lugar, verifique a marca. Ela pode não ser conhecida, porém tratar-se de uma segunda linha de uma fábrica tradicional a partir de negociações com grandes redes de supermercados.

VEJA TAMBÉM:

Em segundo lugar, preste atenção nas características do pneu. Só conferir as medidas básicas não adianta. O pneu pode ser também um 185/70/14, por exemplo, mas não servir para o seu carro. Como assim?

Há que se conferir também na banda lateral do pneu duas outras características muito importantes. A primeira é o índice de carga: quantos quilos ele suporta. E a segunda é o índice de velocidade: até quantos quilômetros por hora o pneu é capaz de resistir.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leonardo 18 de outubro de 2022

Sempre compro meus pneus no Carrefour e nunca tive problemas. Além de ser mais barato que auto center lá tem a primeira e segunda linha dos grandes fabricantes basta prestar atenção. Do primeira para segunda linha a diferença de preço fica em média R$ 100,00.

Avatar
Felipe Rampani 16 de outubro de 2022

O mais importante Boris, a validade! Muito embora o pneu seja comercializado como novo, deve-se prestar atenção em qual semana e ano foi fabricado, pois a borracha perde suas propriedades após 5 anos desta data.

Avatar
Antônio 15 de outubro de 2022

E a concorrência,são mais em conta q nas borracharia ou auto center..Não tem lógica,está reportagem.Se vc tem certeza q são pneu de 2a.linha denuncie ué.A marca,fabricante e a loja q vende

Avatar
Perguntar não ofende 16 de outubro de 2022

“Segunda linha” significa que o pneu não é o “top de linha” da fabricante, cara. Não tem nada a ver com “venda de pneus impróprios para o uso”. Pneus top de linha – um Michelin, por ex – se vendido fora do prazo legal da fabricante (5 anos após fabricação) se enquadrariam em “pneus impróprios para uso”, enquanto um “segunda linha” dentro desse mesmo prazo seria mais adequado.

Avatar
Edilson 17 de outubro de 2022

Oque seria segunda linha então?? Qual segunda linha da Michellin então??

Avatar
Fabinho Carmo 17 de outubro de 2022

Tigar, BFGoodrich, Uniroyal são segundas linhas da Michellin

Avatar
Décio santos 12 de outubro de 2022

Nunca esqueça da classificação dos pneus pela etiqueta que está grudada nele. Classificação A, B, C, D
E etc.

Avatar
Deixe um comentário