Carro elétrico precisa de pneu especial?

O diretor da Pirelli no Brasil me ajudou a entender como o pneu do carro elétrico pode ser bastante diferente dos 'convencionais'

pneu do carro eletrico pirelli
Pneu do carro elétrico Rivia desenvolvido pela Pirelli (Foto: Pirelli | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/02/2021 às 21h31

Eu fiquei incrédulo outro dia, ao conversar com o diretor da Pirelli, que me apontou a quantidade de desafios a serem vencidos numa nova geração de automóveis. E me deu como exemplo, o pneu para o carro elétrico.

A começar pelo próprio peso que terão que suportar, pois os elétricos pesam muito mais que os convencionais. Outra diferença é que a autonomia é muito mais importante no elétrico do que nos nossos automóveis.

Quanto menor a resistência à rolagem, tanto melhor; ou seja, quanto menos atrito entre o pneu e o piso, mais quilômetros o carro vai andar com a mesma carga de bateria.

Até o ruído dos pneus no asfalto tem que ser menor, porque não tem mais o barulhão do motor e nem a proteção fonoabsorvente dos carros atuais. E mais: o pneu do carro elétrico tem que resistir a um toque gigantesco, disponível do motor já na hora arrancar…

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
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Walter 28 de outubro de 2021

Com menor atrito, deve aumentar o espaço de frenagem

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Tom 22 de fevereiro de 2021

Só balela para “abocanhar” um novo e duradouro mercado.

Duvido que sejam mais baratos…

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Augustinho de Azevedo bruchez 22 de fevereiro de 2021

Parabéns pelo diálogo

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Dirceu Barboza De Morais 22 de fevereiro de 2021

Bom dia , se os carros elétricos ficam pesados, onde está o plástico, fibra de vidro, fibra de carbono e o alumínio?

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Nanael 22 de fevereiro de 2021

E mesmo assim há inúmeros vídeos de conversões, especialmente Índia e Estados Unidos, então é um preço que muita gente está disposta a pagar.

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Fábio Paranaíba 22 de fevereiro de 2021

E se o peso do carro é maior então ele tende à “escorregar” mais numa curva, em dias de chuva então nem se fala. Como conciliar menor atrito na rolagem e maior atrito em curvas? E o torque então? Como conciliar menor atrito na rolagem e torque máximo em qualquer situação?

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Norberto 22 de fevereiro de 2021

Não me convenceu, está história dos pneus e nem dos pesos dos carros

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Amilton 23 de fevereiro de 2021

O peso maior se deve ao banco de baterias.
O pneu deve ser mais silencioso para não sobressair pq o carro é mais silencioso.
Teve ter uma maior Resistência pq a arrancada é mais forte devido o motor elétrico

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