Pneu fora: vantagens e desvantagens
O estepe não tem uma posição definida no veículo, podendo ficar no porta-malas ou debaixo do assoalho. Mas qual seria a melhor solução?
O estepe não tem uma posição definida no veículo, podendo ficar no porta-malas ou debaixo do assoalho. Mas qual seria a melhor solução?
O automóvel já fez mais de cem anos e ainda não inventaram uma solução definitiva para o pneu sobressalente. Principalmente no Brasil, onde não funciona a solução do “runflat” – aquele que anda mesmo vazio.
Em alguns modelos, o estepe foi removido para fora do porta-malas e colocado debaixo do assoalho. Se você estiver comprando um carro com esta solução, preste atenção:
VEJA TAMBÉM:
– Mas também desvantagens: é difícil calibrá-lo e retirá-lo também costuma ser complicado. E, como fica fora do carro, é mais fácil ser roubado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A melhor solução é fazer um combo: estrutura interna e externa para acomodar os pneus! Como assim? Porta malas plano por dentro e por fora, e com 1 furo único com acesso pelos 2 lados, para encaixar 1 parafuso borboleta para prender o estepe. Coloca-se acompanhando o veículo 1 estrutura metálica removível para quando o cliente precisar colocá-lo na parte de baixo para viagens, e o mesmo não ficar dependendo apenas do parafuso para segurá-lo. Quando o dono estiver andando na cidade, no dia-a-dia, em que não se exige o uso, ele coloca o estepe na mala. Quando for viajar coloca o estepe por baixo do veículo e o prende, deixando o espaço total da mala do veículo livre! Simples, prático, cambiável, fácil de fazer
A melhor solução que eu conheço foi a do Fiat 147, que era ponto do motor!!
O melhor local para o estepe é no compartimento do motor, como já foi no Gol, Fiat 147 e Uno.
Local de fácil acesso, altura adequada para ser manuseado e calibrado.
Mas infelizmente essa disposição provavelmente não voltará, pois os cofres dos motores estão com menos espaço e seria necessário um projeto de difícil execução, tendo em vista o tamanho e o design dos novos carros.
Talvez com pneus estreitos nos estepes, seria possível acondiciona-los no cofre do motor.
Estepe no compartimento do motor (ou na frente como nos fusca e variant) foi uma boa sacada naquela época, até perceberem que isso vai totalmente contra qualquer conceito de deformação programável. Não tem como deixar seguros os ocupantes de um carro com o estepe ali em caso de batida. Ele não vai deformar como a lataria, não vai cair pro chão como o motor, não vai se quebrar sem entrar na cabine como a barra de direção. Por isso que tiraram.