Pneu não tem validade? Lanço um desafio
Usuários e fabricantes normalmente confundem prazo de 5 anos para garantia ou tempo de uso máximo de pneu que é de 10 anos
Usuários e fabricantes normalmente confundem prazo de 5 anos para garantia ou tempo de uso máximo de pneu que é de 10 anos
A controvérsia do momento diz respeito à validade do pneu. O consenso entre os especialistas e a própria garantia da fábrica é o prazo de cinco anos a partir da data de fabricação.
VEJA TAMBÉM:
No entanto, isso não significa que essa seja a duração de um pneu. A validade pode ir muito além e chegar aos dez anos sem oferecer riscos.
Ao invés de considerar datas e prazos, o mais importante é verificar, tanto na banda lateral como no fundo dos sulcos, se não surgiram pequenas fissuras causadas pelo ressecamento natural da borracha. Essas ‘rachaduras’, mais dia menos dia, aparecem e é aí que surge o risco.
Pneu pode acabar com uma hora de uso, veja a Fórmula 1, por exemplo. Mas também não precisa exagerar tanto, mais de dez anos é quase impossível e na minha opinião tem que ir para o lixo.
E para aqueles que insistem que pneu não tem validade, eu vou perguntar se eles têm coragem de sair por aí a 100 km/h em um carro com pneus produzidos há uns 25 anos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |