Pneu remold: cachorro-quente ou Porsche?

Mercado deste componente remanufaturado tem regulamentação precária no Brasil o que pode colocar consumidor em risco

pneu remold remoldado refrisagem refrisado
Remondado não garante qualidade (Foto: Shutterstock )
Por Boris Feldman
Publicado em 25/09/2025 às 07h00

Por que a remoldagem de pneus é perigosa no Brasil? O que é um pneu remoldado? É como se fosse um novo, porém aproveitando-se a carcaça de um pneu velho.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

A remoldagem é feita em vários países, mas aqui no Brasil ela se torna perigosa, porque o Inmetro homologou o pneu remoldado sem a autoridade de constar na banda lateral para que tipo de automóvel a carcaça foi projetada.

Então corre-se o risco de dois pneus remoldados serem iguaizinhos por fora, mas a carcaça de um era para um Porsche, do outro era para uma dessas pequenas picapes de cachorro-quente.

Imagina um carro com um desses pneus de um lado, outro do lado de lá, em uma situação complicada, como uma freada de emergência ou uma curva mais apertada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário