Volto a falar: pneu tem validade sim!

A dúvida é sempre recorrente e não vou hesitar em dizer que não é só porque o pneu não rodou que ele dura para sempre

estepe embaixo carro portal
No máximo 10 anos! (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 23/03/2023 às 18h02

Tem um leitor desconsolado, reclamando que seu estepe, o sobressalente, foi condenado pela loja de pneus onde ele foi trocar os quatro que se desgastaram. Sua ideia era comprar três novos e usar o estepe, que segundo ele jamais foi utilizado nos quase 10 anos de seu carro.

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E o que é pior, diz ele, é que a loja ainda queria vender um quinto pneu pra ele trocar também o estepe.

“É PICARETAGEM?”, pergunta ele. Negativo, a loja está certíssima. Pois pneus só permanecem em boas condições até 5 ou 6 anos de fabricação. Ou como quebra galho até os 10 anos. Passou disso? Lixo!

Então se o seu sobressalente tem a idade do carro, ou seja, 10 anos, tem mais é que substituí-lo mesmo, pois utilizá-lo principalmente numa estrada, é um risco enorme.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
15 Comentários
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Carlos Motta 14 de julho de 2023

Pneu estepe com validade vencida mas em excelente estado de conservação pode ser o veículo apreendido por fiscais do Departamento de Trânsito e rebocado pra depósito público e o condutor ser multado????
Pois está acontecendo muito isso por parte do DETRAN no Rio de Janeiro!!!!

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REGINAT 26 de março de 2023

Pior que usar um pneu zerado após cinco anos é usar REMOLD.

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Leonardo 24 de março de 2023

Não existe isso de pneu ter validade de 5 anos. Quer dizer que com 4 anos e 11 meses você pode rodar com segurança, e com 5 anos e 1 mês você pode se acidentar com esse pneu na estrada?
Pneu tem validade indeterminada, e depende muito das condições, por exemplo, de armazenamento.
Quem pode dizer se um pneu está ou não perigoso para uso é somente uma credenciada autorizada do fabricante. Eles fazem uma avaliação e determinam isso. Cansei de ver pneus com mais de dez anos de uso ou até mais em perfeitas condições. Como ficam então os pneus recauchutados?
No recauchutado aplica-se uma camada de borracha sobre a já existente, e segundo o próprio autor em um vídeo de 2018 eles são confiáveis. Se a camada original está danificada, como a que será colada sobre essa pode ficar boa? Esse engenheiro é só contradição.
Mais uma vez a dica certa é: consulte uma credenciada do fabricante. Somente ela poderá lhe dizer se o pneu representa algum risco ou não. Eu garanto que na maioria dos casos, um pneu com dez ou doze anos de uso pode ser usado tranquilamente, principalmente de ficar acondicionado no porta-malas. Já estepe de carros que ficam embaixo do chassis ou junto ao motor, os riscos de deterioração são maiores.

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Cláudio Motta 25 de março de 2023

Tenho um carro 2016 , com 50 mil km. Sou único dono . Enfim, os pneus estão em perfeitas condições porque mantenho calibragem , rodízio e alinhamento em dia e além disso, dirijo de forma tranquila , sem arrancadas e freadas bruscas , não esteŕço o carro parado e etc .

Posso continuar a usar os pneus que estão no carro?

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Geovane 24 de março de 2023

O meu carro é antigo e o estepe é do ano 2001 kkkkkkkk e se precisar usar ele eu uso e ponto final, tem nada de lixo. Se vocês me derem um novo daí eu jogo no lixo esse. Aí que ta essas porcarias de páginas na internet recomendam um monte de coisas mais eles não te ajudam em nada, o meu carro passou na vistoria com o estepe assim. Então se passou lá é porque pode ser usado ainda kkkkkkkkk

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adinaldo mundim 27 de março de 2023

Tinha uma Ranger 2019, com 10 000 que de repente estourou um pneu traseiro, não entendi, pois não tinha nenhum buraco no asfalto, sorte que estava devagar.

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Geraldo 24 de março de 2023

Sim, já passei por isto. Como uma coisa puxa a outra; não consigo entender a picaretagem do pneu remoldado ou recauchutado pois utiliza base de pneus inserviveis, ou seja, picaretagem com aprovação do inmetro.

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Lourival Pereira da Silva 26 de março de 2023

Êêêê!…. ou!…devagar aí com o andor colega. O pneu 225 65 17 pirelli da minha toro sem mais nem menos estourou entre a banda de rodagem e o ombro do pneu, causando uma fissura de 6 cm no pneu. Estava calibrado certinho c 34 libras e só rodou 34.000 kms. Não apresentava papos ou inchaços.
Como se explica não sei. A camioneta estava parada quando estourou.
Tenho em minha casa até compressor de ar com calibrador novo. Quando vou calibrar confiro várias vezes p não dar erro.
Mandei trocar logo os 4 pneus. Pois estav com medo de estourar mais algum.

Não fique frio confiando em pneus velhos, o Boris está certinho, nossa vida é da família vale muito mais que 4 pneus.

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Geraldo 27 de março de 2023

Vc está certo e penso igual tb. O seu comentário deve ser para outro compangeiro q comentou, eu citei a picaretagem do remould aprovado pelo inmetro. Uma experiencia q tive foi meu compressor de casa deu defeito no medidor de pressão, detectei logo. Dá uma olhada quem sabe…abraço

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Debora santos 23 de março de 2023

Quiero patissipa

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Latin lover 24 de março de 2023

También te quiero, Debora! ??

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Jacob Cardoso Mandlate 28 de março de 2023

Acho que depende, e muito, da qualidade do material usado na fabricação. Pneus originais da montadora, tendem a durar mais. Os que a gente compra depois, são uma porcaria . Não tem a .esma quantidade de lonas que o pneu original da montadora. Acho que a chamada tinha que ser desses pneus. Minha Palio tá com estepe original. Ela é 2010. Pirelli P6. Usei ela nos últimos 3 meses e tá intacta. Os pneus dianteiros com alguns meses de uso, parecem ressecados e parecem que são calibrados sem observância da quantidade do ar que vai nelas. Pode ser mito, ou verdade. Depende da sorte de cada um, eu acho

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