Por que ninguém explica que pneu vencido pode estourar?
Várias coisas devem ser olhadas no pneu ao comprá-lo: largura, altura, diâmetro e outros. Mas tem o mais importante: sua validade!
Várias coisas devem ser olhadas no pneu ao comprá-lo: largura, altura, diâmetro e outros. Mas tem o mais importante: sua validade!
Quanto dura um pneu? Ninguém é objetivo nisso. Algumas fábricas dizem, no máximo, que a garantia é de cinco anos.
Então vale a pena esclarecer, primeiro:
Sua data de fabricação está obrigatoriamente na banda lateral. São quatro dígitos, os dois primeiros dão a semana, e os outros dois, o ano que foi fabricado; 1518 quer dizer a 15ª semana do ano de 2018.
Segundo: até cinco ou seis anos da data de fabricação ele mantém suas características originais. Depois disso, e até 10 anos, ele perde aderência, prejudica estabilidade e a distância de frenagem.
E depois de 10 anos?
Ele se torna um perigo e pode arrebentar no meio do caminho. Terceiro: o prazo de validade de um pneu vence até mesmo estocado na loja, pois seu composto de borracha se deteriora tanto estocado como rodando.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não é bem assim… Já rodei com pneus há 18 anos nos aros sem grandes problemas. Tudo depende de como o carro ficou armazenado. Sim, a aderência fica menor. É preciso ficar de olho nos sinais que o pneu dá avisando que está se desfazendo. Quando eles aparecem, está na hora de trocar mesmo, aí não tem jeito.
Como não é bem assim, se o material emborrachado se deteriora?
Deveria ser obrigado as fabricantes datar o prazo de validade dos pneus, com tempo de uso e sem tempo de uso.