Viajar num Corolla 2009 com pneus originais?

É possível manter no carro seus pneus originais por mais de 10 anos somente porque eles estão aparentemente em 'bom estado'?

pneu roda do carro assoalho
Pneu do carro com a roda em detalhe (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 16/10/2020 às 21h31

Um leitor do AutoPapo diz ter um Corolla 2009 com apenas 29 mil km rodados e ainda mantendo os pneus originais do carro.

Diz ele estarem aparentemente em bom estado, mas quer saber se é isso mesmo e se não tem problema fazer uma viagem no Toyota calçado com esses pneus.

E a resposta é óbvia:

Lógico que você não deve viajar com os pneus que já estão há 11 anos rodando. Pois o prazo recomendado é de 5 a 6 anos: depois disso o pneu perde suas características essenciais e compromete estabilidade e frenagem.

Até 10 anos de fabricação, o risco de um problema é baixo, mas depois disso, e principalmente na estrada, em maiores velocidades, é grande o risco de ele estourar.

Pneu do carro com a roda em detalhe
Nada de usar pneus por mais de 5 ou 6 anos! Pois sua segurança pode correr riscos (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
33 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jeferson M Y 3 de março de 2021

Se isso for verdade que os pneus tem validade, deveriam recomendar o uso do estepe, qdo for do mesmo tamanho, em uma eventual troca dos pneus. Por que ninguém sugere isso, então?

Avatar
Maurício pianaro 19 de outubro de 2020

Bom dia eu rodei 65 mil km com os originais,agora coloquei 4 michelan

Avatar
Paulo branchi 18 de outubro de 2020

Se for michelim .consegue primeiro se for xm2 ele dura 70 mil km o resto chega Max 50 mil km michelim e o único pneu testado freia 2 metrô antes qualquer outro pneu .pode andar eu garanto .como e de passeio dura

Avatar
Maurício pianaro 19 de outubro de 2020

Verdade depois q comecei a usar o michelan o carro mudou muito, mesmo

Avatar
Igor 17 de outubro de 2020

O engenheiro estudou a vida dele quase toda pra determina uma data segura de durabilidade de um certo produto o quanto pode usar com segurança etc e tal .aí vem uns e outros e falam que não tem nada a ver roda mais do que a valida imposta pelo fabricante kkkk, não arrisquem suas vidas por mixaria os pneus são uns dos itens mais barato de manutenção de um veículo se levar em conta o tempo que dura e o tanto que vc consegue rodar se segui as manutenções em dia ok obs.pneu tem que ser e novo e pronto.

Avatar
Zélia da gambiarra 17 de outubro de 2020

Os pneus do meu carro eu rodei mais de 10 anos depois fui na borracharia do Tião mandei risca andei mais dois anos .fui numa decapagem fundo de quintal escapei e vendi eles no carro??

Avatar
Paulo Alexandre 17 de outubro de 2020

Atenção, a garantia são 5 anos, fabricante nenhum informa a validade dos pneus, então ao término de uma garantia não significa que deve jogar fora ou trocar, a menos que os pneus estejam ressecados.

Avatar
Igor 17 de outubro de 2020

Todo pneu tem sua data de valida escrita nele pode olha chama DOT.vem escrito a semana e o ano de fabricação exemplo DOT 33/19 isso que dizer trigésima terceira semana de 2019 sua validade e até 33/24 que sao de 5 anos de todo pneu

Avatar
Jorge Pontual 20 de outubro de 2020

Paulo Alexandre está correto. Está em qualquer site de fabricante…. pq sempre tem um pra falar o que não sabe ou que acha que sabe?

Avatar
Marcos antonio Rodrigues 17 de outubro de 2020

Bando de tontos, pneu remold anda mais de 30 mil,com carcaça de mais de 10 anos,única coisa que corroe borracha é diesel…

Avatar
Fernando B 18 de outubro de 2020

Só obtusos colocam remold no carro. É melhor colocar um pneu segunda linha de qualquer marca do que um remold. O remold não dá balanceamento, vibra acima de 80 por hora e, como vc disse, não sabemos em qual carcaça ele foi remanufaturado. Só pra concluir, um pneu novo tem 5 ANOS de garantia. Um remold tem TRÊS MESES.

Avatar
Madson 18 de outubro de 2020

Mentira, tem pneu remold que tem garantia de 2 anos, é o caso do DM pesquisa direitinho, tá muito mal informado

Avatar
Fabiano 17 de outubro de 2020

Pneu não tem validade. Este negocio de 5 anos de validade é boato de auto centro. Se tivese validade por lei deve vir indicado no produto. Ja trabalhei em revenda goodyear pneus novos também tem problemas. Perguntem ao sac dos fabricantes. O maior interessado em vender são os fabricantes de pneu e ninguém coloca prazo de validade.

Avatar
Antonio Peres Martins 17 de outubro de 2020

É bom lembrar que; quem faz uso de solupan na limpeza dos pneus, comprometem a durabilidade dos mesmos.O solupan é um desengraxante alcalino e cáustico,que danificada a qualidade da borracha. O pretinho, muito usado nos pneus, também danificada os mesmos, pois tem gasolina na composição. Pneus, após, cinco ou seis anos de fabricação, pelo bem estar de todos ocupante do veículo, devem serem substituídos por novos. Fica a dica.

Avatar
Ernandes Machado de Souza 17 de outubro de 2020

Gostaria de saber que marca eu posso usar no meu Corolla ano 2009?

Avatar
Kenji Santos 17 de outubro de 2020

Coloca um Bridgestone turanza na especificação de fabrica. Bom frio e o mais silencioso do.mercad.

Avatar
Glauber Quedes Araújo Da Silva 18 de outubro de 2020

Goodyear 205/55/16

Avatar
Maurício pianaro 19 de outubro de 2020

Amigo usa o michelan p não se imcomodar

Avatar
Alves 2 de janeiro de 2021

Bridgestone sao o pior custo beneficio do mercado, sao em media 30 por cento mais caros, e duram em media 35000km… Tinha no linea que usava pra nunca mais. Cheguei ate a mandar email para o fabricantepara saber detalhes de revendas e outros detAlhes pos venda… Nunca recebi resposta mais mal educada por email, fabricante bridgstone brasil se mostrou muito mal educado e arrogante, nao recomendo pos venda dessa marca pra ninguem. Bridggestone nunca mais.

Avatar
Elisabeth santoro 17 de outubro de 2020

Mas que imbecilidade.
Pneus com mais de 10 anos.
Por isto causam acidentado e não sabemos a causa.
Mas.tem caminhões rodando com pneus em péssimo estado.

Avatar
Laerte 17 de outubro de 2020

Recomendo trocar. Já tive problemas na estrada com pneus velhos. No meu caso, desagregou toda a banda de rodagem e quase capotei o carro. Pneus originais! Não vale a pena arriscar. Muitos produtos não possuem prazo de validade, mas tudo se decompõe, se transforma. Já perdi várias utensílios, mesmo com pouco uso.

Avatar
Rômulo de Oliveira Alves 17 de outubro de 2020

Bom dia! Rapaz, todos os produtos tem seu prazo de validade.
Se não houve reposição dos pneus dez anos após a data de fabricação, as fabricantes recomendam a troca por pneus novos como precaução, mesmo que pareçam estar em condições de uso e o indicador de desgaste da banda de rodagem não tenha sido atingido.

Avatar
Justino Silva de Araújo 17 de outubro de 2020

Tenho uma s10 2012/2013 ainda com os 4 pneus originais… está com 51 mil km rodados e os pneus ainda estão bons… viajo tranquilo… pneu pirelli de ótima qualidade… Vale ressaltar que o estepe nunca foi ao chão… que pena q o estepe é de um tamanho menor, se não eu usaria ele e comprava só mais 3 novos

Avatar
domingospneus@gmail.com 17 de outubro de 2020

Boa tarde! Amigo para sua segurança e de toda sua família troque esses pneus esqueça comentários segurança está em primeiro lugar neste assunto! Boa sorte.

Avatar
REGIS 17 de outubro de 2020

Pneus, freios e suspensão são itens em que eu não economizo. Mas o brasileiro mão fechada se acha esperto, por isso continuamos sendo campeões de mortes nas estradas.

Avatar
valmor umann 17 de outubro de 2020

O senhor Alberto Carlos aí no seu comentário falou tudo,concordo com ele

Avatar
David Vieira 17 de outubro de 2020

Bom dia!
A matéria é muito boa, o motorista deve se atentar a todos itens do carro principalmente para pegar uma estrada. No caso dos pneus a borracha vai ressecando com tempo, criando micro rachaduras as vezes imperceptíveis e isso misturado a uma estrada com asfalto quente em 50° as vezes, o pneu não suporta e pode acidentar o condutor sua família e quem está em sua volta.
No caso desse Corolla da matéria, nem pensar em pegar estrada com esses pneus originais.

Avatar
Alberto carlos 17 de outubro de 2020

Os Meus comentários a respeito do assunto e simples, hoje só se faz porcaria, a indústria hoje precisa vender cada vez mais, e a ganância do mlucro sempre, antigamente, que eu digo uns 15, 20 anos atrás se produzia produtos com muita qualidade e uma terminologia adequada, os pneus não tinha data de validade, de fabricação, e nem se deterioração como os de hoje, tenho 2 lombares um 66 e uma 90 a 90 esta com pneus a uns 15 anos acho q foi a 2° vez q coloquei 4 pneus novos ainda estão maiS q meia vida rodo pouco com ela só o necessario, eles estão intactos quando gastarem vou mandamos escapar, pois a carcaça deve durar mais uns 10 anos, hoje os produtos tem tanta tecnologia e muito pouca qualidade, isso por causa da ganância e do péssimo comportamento do ser humano com o meio ambiente, em se fazer produtos descartados de maneira irregular, com comportamentos altamentes destrutivos da humanidade.

Avatar
Sérgio 17 de outubro de 2020

é isso mesmo os produtos hoje só tem boniteza qualidade q é bom passsa longe

Avatar
Jodson 17 de outubro de 2020

Exato! O que se fabricava no passado, tinha realmente qualidade superior, inclusive a língua Portuguesa.

Avatar
Vicente 17 de outubro de 2020

Estranho né, e os pneus remold e ressolados que usam carcaças velhas? Sendo que muitos caminhões usam essa porcaria nas estradas.
Não deveria ser proibido?

Avatar
Edivaldo da Silva Torres 17 de outubro de 2020

Bom dua,irmao,olha eu ja viajei com 4 pneus piores que os seus.Pus 4 camaras de ar,calibrei bem e adei a 120 tranquilo.Se nao dua regiao tibrr calibragem vom hidohenio esfria os pneus.A proposito,vc vende esse corolla?

Avatar
Fernando B 17 de outubro de 2020

A partir do 6° ano o pneu começa a ganhar rachaduras nas bordas. Tenho um veículo que ainda tem pneu de 2013 rodando na traseira e a diferença para os novos, fabricados em 2018, são grandes em termos de borracha. Provavelmente até o final deste ano troque os dois traseiros, mesmo ainda não tendo atingido o TWI

Avatar
Deixe um comentário