Validade e garantia dos pneus são coisas bem distintas
Fabricantes de pneus geralmente estipulam prazo de garantia dos produtos, mas não a validade, pois ela irá variar de acordo com o uso
Fabricantes de pneus geralmente estipulam prazo de garantia dos produtos, mas não a validade, pois ela irá variar de acordo com o uso
O pessoal anda fazendo uma confusão danada entre garantia de um pneu e seu prazo de validade.
VEJA TAMBÉM:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Cite por favor a lei ou resolução do Contran que determina prazo de validade dos pneus. Existir consenso sobre algo tão importante é muito vago e deixa muita margem para dúvidas e interpretações. Pneu tem garantia mas validade não.
Quando eu tinha um Gol 1.8AP ano 1990 por volta de 2018, aos 235.000 km, eu troquei os 5 (cinco) pneus porque ficou careca do lado de fora um deles, fiquei com medo de ser multado e o carro ser recolhido pro pátio por causa disso.
Na época 185/70-R13 era uma fortuna e eles estavam com 8 anos de uso e 45.000 km rodados, então coloquei a tala original mesmo (175/70-R13). Então mudei de Goodyear “GPS 3 Sport” 185/70-R13, 8 anos de uso, para Goodyear “Assurance” 175/70-R13 (novos) e notei que melhorou muito o desempenho do carro nas curvas, mesmo sendo tala mais fina.
E também troquei o estepe… era original de fábrica e tinha 28 anos de fabricação e era Goodyear “Grand Prix” 175/70-R13, com isso passei a fazer o rodízio com os 5 (cinco) pneus novos.