Banguela: aumenta o consumo e… o perigo!
Mesmo em carros mais novos, o ponto morto, ou a famosa “banguela”, na descida, aumenta ou reduz o consumo de combustível?
Mesmo em carros mais novos, o ponto morto, ou a famosa “banguela”, na descida, aumenta ou reduz o consumo de combustível?
Ainda tem gente que teima, sei lá porquê, em jogar ponto morto nas descidas para economizar combustível. Só faz sentido se for um carro mais antigo porque hoje, com a central eletrônica, é o contrário. O ponto morto, ou a famosa “banguela”, na descida, aumenta ao invés de reduzir o consumo se o carro tiver injeção eletrônica.
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Como isso já está fora de discussão, vale a pena chamar atenção de outros dois problemas ao se jogar “banguela” numa longa descida:
Banguela, jamais! Se não pela economia, pela segurança.
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Caro Boris, eu assisti a um vídeo seu, onde você menciona que em uma determinada situação em que a descida não é tão acentuada e que se faça necessário o uso de acelerador, com o carro engrenado! Você mesmo menciona em que um ouvinte mais atento diz que em uma descida mais acentuada, onde não se faça necessário usar os freios pode se usar o ponto morto e aproveitar o angulo favorável da descida! Então nessas situações posso usar o ponto morto??
Corsa 1.0 ano 2003 gasolina faz 21 km por litro na banguela e 15 km por litro engrenado isso na rodovia.
Só blá blá blá….
Quanto à segurança, não tem o questionar. Sim, piora a segurança.
Mas quanto à banguela, desafio qualquer um especialista a viajarmos em dois carros zeros quilômetros (pode ser um Corolla automático), ida e volta, tanque lacrado na ida e na volta 500km+500km. Ida com um, volta com outro, pra não dizer que o carro fez média diferente. Mantendo a mesma velocidade média similares dos veículos na viagem, ida e volta.
Quem perder na média, dá o carro zero pro outro.
Não canso de ver essa conversa de que banguela não economiza. Se o veículos fossem”roda livre”, ok… Mas não são.
Sabendo usar banguela, SIM, economiza.
Desafio lançado.
Podemos fazer.
Isso é igual o papinho de pneu novo atrás, que especialista fazem teste de laboratório… os fundamentos reais, de uso diário, requerem pneus novos na frente.
Meu DEUS os estudos estão sendo invertidos. Como pode um carro desengrenado gastar mais combustivel? Estão pensando que todos são idiotas oque fizeram com a matemática. Aproveitem que o pt.saou do comando e façam uma reciclagem. Mas busquem a verdade primeiro não sejam Maria vai com as outras.ó
Gostaria de saber se usar freio motor em descidas pode ter algum beneficio para a limpeza das camaras de explosão e dutos de circulação de combustivel, ou seja – pode ser benéfico para a maquina usar freio motor?
Bom dia. Gostaria de saber as questoes ja que nao se economiza combustivel em uma descida com o carro no porto morto
Primeiro, se o carro descer engrenado na 5 marcha ele vai perder velocidade se nao manter a aceleracao nao é
segundo, entao, se dscer engrenado mesmo que seja pra manter a velocidade vai precisar pisar no acelerador e com isso ja gasta combustivel
e terceiro como nao se economiza combustivel se a pessoa nao esta pisando no acelerador, deixando o carro descer livre de aceleracao?