Por que o airbag não abriu na batida?!

Às vezes, o motorista fica intrigado pelo fato de o equipamento não ter sido acionado em um acidente de trânsito

Aviso do airbag colado no teto do carro
Em um capotamento, o impacto que ativa o airbag é lateral (Foto: ShutterStock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/04/2025 às 07h00

Imagine a seguinte situação:um veículo na estrada capotou, mas seus ocupantes não se feriram, pois foram protegidos pelo cinto de segurança. No entanto, houve reclamações, porque o airbag não se abriu.

VEJA TAMBÉM:

Mas aí vem a pergunta, carro capota geralmente de lado, não é? E neste caso, os airbags que deveriam se abrir são os laterais de cortina, mas muitos carros não os têm.

No caso desse automóvel, ele só contava com os dois obrigatórios pela nossa legislação, que são os frontais, para motorista e passageiro. E na situação, se o carro capotou, os impactos então foram laterais e não frontais.

Caso não exista um impacto frontal, se o carro não bate de frente em algum obstáculo, então os sensores de desaceleração não são acionados. Logo, as bolsas do airbag frontal também não são infladas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário