Consumidores sempre reclamam dos valores praticados pelas montadoras, mas existem fatores que contribuem para os preços altos
Uma dúvida muito frequente é: por que o carro brasileiro é tão caro? Só que as explicações são as mais desencontradas.
VEJA TAMBÉM:
Entre elas, há quem diga que as fábricas ganham rios de dinheiro com cada carro brasileiro vendido. O que pode estar certo em alguns poucos casos, mas não na maioria deles, porque com certeza quem ganha muito por cada automóvel vendido no Brasil é o governo.
E não tem nada de subjetivo nisso, na verdade é possível identificar essa questão na prática. É só comparar os nossos impostos com os de todos os outros países.
E, além dos impostos que tomam quase a metade do que você paga por um carro, ainda tem o custo de tudo que há no Brasil, as estradas, os portos, a complicação tributária. Ainda há aquele peso que atinge os veículos de todo o mundo, são as exigências de todos eletrônicos, equipamentos de segurança e dos limites de emissões.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Disse tudo!
Imposto na casa dos 50% e a cultura de achar bonito pagar caro, enfim, esperar o que de um QI médio de 83 do brasileiro?
Considerando-se apenas o custo-Brasil, já de saída os nossos valores situam-se acima da média mundial dos grandes fabricantes.
Já aquele certo vicio cultural do brasileiro dispor-se a pagar bem mais caro (mesmo percebendo-se explorado) só para sentir-se incluído em certos modismos do momento, manda os preços para o espaço e garante lucros estratosféricos aos fabricantes (que eles não imaginariam em qualquer outro lugar do mundo).