Por que motorista ruim é barbeiro?!
Expressão antiga é usada como ofensa no trânsito, mas os profissionais da beleza também são vítimas nesta história toda
Expressão antiga é usada como ofensa no trânsito, mas os profissionais da beleza também são vítimas nesta história toda
Por que o mau motorista ganhou o apelido de barbeiro? No início do século passado, quando chegaram os primeiros automóveis ao Brasil, as ruas eram muito irregulares, não asfaltadas, com buracos e desníveis.
VEJA TAMBÉM:
O sistema de direção dos carros também era muito precário e na época não existia um salão de barbearia. As cadeiras específicas para cortar o cabelo e fazer a barba eram colocadas no passeio, na calçada.
Então, quando um automóvel conduzido por um mau motorista passava por aquelas ruas com o piso irregular ele era incapaz de se manter em linha reta e acabava subindo no passeio, na calçada. O pessoal que ficava preocupado com a possibilidade de o carro atropelar o barbeiro gritava: “olha o barbeiro!”, “cuidado com o barbeiro!”. E o motorista sem perícia ao volante é que acabou ganhando esse apelido.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Conheço uma outra versão que li algum tempo atrás, que essa referência ao motorista ruim comparando se como o barbeiro, fazia referência à classe social, na época discriminada como classe social inferior. Absurdo mas foi essa justificativa que vi para explicar o termo compativo.