Por que o ponteiro “estanca”?
O motivo de o conta-giros não atingir a faixa vermelha vai muito além da própria rotação do motor; Você sabe quais são os outros fatores?
O motivo de o conta-giros não atingir a faixa vermelha vai muito além da própria rotação do motor; Você sabe quais são os outros fatores?
Por que cargas d’água, por mais que você pise no acelereador, chega o momento em que o ponteiro do conta-giros “estanca” e não sobe mais? O motor não aumenta a rotação e o carro não aumenta a velocidade?
Ahhhh… existem alguns fatores que determinam esse limite.
O mais óbvio é a própria rotação do motor, que não pode entrar na faixa vermelha sob pena ser danificado.
Mas existem outros limites, como por exemplo o dos pneus. O carro não pode ir além de determinada velocidade, pois aquela é a limitada para o modelo de pneu que o equipa.
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Existe também um limite de velocidade. Fábricas europeias entraram em um acordo para limitá-la em 250 km/h. Mas os automóveis esportivos não respeitam este acordo.
E existem outros limites impostos pela própria mecânica de cada modelo, determinados pela engenharia da fábrica.
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Aaahhhh… mentira. Aparentemente estanca… mas só “aparentemente”.
Eu já consegui acelerar para dentro do vermelho (mais do que um par de vezes) cerca de +300rpm para dentro do vermelho, e não fui mais porque fiquei com receio de rebentar o motor. Fui à autoestrada e acelerei até ao máximo em horizontal e quando apanhei a descida, continuei prego ao fundo e entrou no vermelho. Já fiz em carros automáticos e em manuais, embora que tivesse sentido que nos manuais entram com mais facilidade.