Por que o Start-Stop nem sempre funciona?

Leitores do AutoPapo têm reclamado que, vez ou outra, o Start-Stop não funciona quando deveria; Entenda o motivo por trás disso

O Start-Stop não funcionar não é, necessariamente, um problema no dispositivo
O Start-Stop não funcionar não é, necessariamente, um problema no dispositivo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/03/2022 às 21h32
Atualizado em 29/03/2022 às 15h48

Toda novidade tecnológica traz sempre dúvidas e questionamentos.

Recentemente, venho recebendo algumas do pessoal que comprou pela primeira vez um automóvel com sistema “start stop”. Aquele dispositivo eletrônico que desliga e liga automaticamente o motor quando o carro para. E são várias as reclamações de que nem sempre o start-stop funciona.

Porém, curiosamente, ele foi projetado para às vezes não funcionar mesmo. E são diversas as situações em que ele pode não se “manifestar”.

Algumas das mais frequentes:

– Quando o ar condicionado automático foi programado para reduzir a temperatura interna para, por exemplo, 22ºC, mas ele ainda está, digamos, em 25ºC. Então, só quando ele atinge a temperatura programada que o sistema funciona;

– Outra situação em que o Start-Stop não funciona é quando o sistema percebe que a bateria está fraca, correndo o risco de pifar;

– Uma outra quando o motorista solta o cinto de segurança, pois o dispositivo “acha” que ele vai sair do carro. E não liga novamente o motor.

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E em várias outras situações em que pode colocar a segurança em risco.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
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PAULO HARVEY 16 de julho de 2023

CARRO É UM RENAULT SCENIC 2014 COM START STOP.

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PAULO HARVEY 16 de julho de 2023

ANDEI 500 METROS COM O CARRO SEM POR O CINTO, E AGORA O MESMO NAO PEGA MAIS. COMO FAÇO PARA FAZER PEGAR???

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Gerson Fernandes 16 de outubro de 2022

O primeiros chevrolets não tem botão de desligar. O meu que é de 2020 já tem, mas tem que desligar toda vez que ligar o carro.

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Gerson Fernandes 16 de outubro de 2022

Grande ilusão/enganação, se tem uma pequena economia de combustítvel que nem se percebe, e a bateria custa 4 ou 5 vezes mais caro que o preço de uma bateria convencional, o que não vai nem compensar o valor economizado. A mesma coisa irá acontecer com o carro elétrico ou hibrido, se terá uma certa ecnomia e depois de uns 8 anos que tiver que trocar a bateria, irá custar quase o preço do carro.

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André Katz 8 de julho de 2022

Impressão que tenho é que a reposição da bateria acaba matando a pífia economia de combustível. Penso se não tem lobby da indústria de baterias nessa jogada

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Marcelo Trevisam 29 de março de 2022

Boa tarde…. Tem como desabilitar isso ??? Acontece que moro em uma cidade que nem tem semáforos, e qualquer parada ele tem acionado ( desligado ) e assim, entendo que forçaria a bateria. Para mim esse sistema deveria ser acionado à vontade do condutor. Já procurei publicações à respeito e não achei. Obrigado.

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Rodrigo 29 de março de 2022

Dá uma pesquisada na rede… existem alguns “macetes” para driblar o sistema, dependendo do carro/montadora… Mas, assim como você parece desejar, eu também gostaria de um simples botão ativa/desativa, afinal, quem deveria decidir se quer utilizar deveria ser o proprietário do veículo e não a montadora!!!

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Andre Rocha 30 de março de 2022

Muitos veículos possuem esse botão/função para desabilitar start/stop. Eu ao menos não ouvi falar de algum que não tenha. Mas vai que…

Qual marca/modelo, Marcelo Trevisam?

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Eduardo couto 7 de maio de 2022

O Stepway tem um simples tecla no painel para isso. Mas a cada vez que se religa o carro tem que se desligar a função novamente, pois ela é ativada .

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Luiz 29 de março de 2022

Existe algum estudo comparando o valor da economia de combustível resultante do uso de start-stop com o valor do desgaste que o start-stop produz no sistema de arranque (motor de arranque, bateria, alternador) no uso urbano?

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Andre Rocha 29 de março de 2022

Eu já li algo a respeito de consumo e tals, mas não me recordo os dados. Não era um estudo.
Ao meu ver o sistema não reflete economia, visto que o tempo que não permanecemos parados em um semáforo por muito tempo. Fazendo uma suposição de que o veículo gaste, sei lá, 10,2km/L sem start/stop, e 10,8km/L. Acredito que essa economia seja tão ínfima e acredito que o desgaste das peças, embora projetados para tal, seja muito maior e o custo de reparo tanto quanto que não valha a pena utilizar esse sistema. Pra mim, se esse veículo que faz 10,2km/L passasse a fazer 11,2… 12.. algo em que se veja de fato uma economia, ok, mas creio que não seja assim. Claro que em se tratando de Brasil e com o preço dos combustíveis do jeito que está, qualquer economia é bem vinda.

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