Por que não se joga o conta-giros no lixo?
Apesar de parecer simples, alguns leitores questionam a necessidade do conta-giros no painel; Afinal, qual utilidade ele tem?
Apesar de parecer simples, alguns leitores questionam a necessidade do conta-giros no painel; Afinal, qual utilidade ele tem?
Ouvinte pergunta qual a finalidade do conta-giros.
Ele alega que nos automóveis com central eletrônica, não existe o perigo de o motorista levar a rotação do motor acima do recomendado. Ou seja, o ponteiro não entra na faixa vermelha pelo simples motivo de haver um corte de combustível na rotação máxima.
Mas no carro com câmbio manual é possível, sim, o motorista cometer uma “barbeiragem” ao engatar uma marcha mais forte (do que deveria) para reduzir a velocidade, aumentar excessivamente a rotação e levar o ponteiro invadir a faixa vermelha.
VEJA TAMBÉM:
O que se evita desde que o motorista observe a rotação do motor no conta-giros. Que serve também para se manter o motor na faixa ideal de máxima eficiência.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
MEU FUSCA 46 ANOS SEM CONTAGIRO RODA ATÉ HJ…..
Essa geração que depila o suvaco, o peito e as costas para poder ceder o bum bum guloso nas festas LGBTQUIA+ não gostam de conta giros, gostam de sensor crepuscular, sensor de chuva, tela multimídia entre outras frescalhadas que tomaram conta dos atuais carros
Para quem e motorista deverdade , acredito eu que com certeza,não vai querer abolir o conta giro ,infelismente muitos não tem noção de que forma funciona um motor ,se soubessem realmente não falaria tanta besteira ,a maioria nunca leu a foi o próprio manual do veículo ,e ficai se achando o máximo ,infelismente em nosso país nem os combustíveis presta deverdade são todos adulterados e quanto na parte de arrefecimento o mais viável e colocar água de mina ou mineral pois ela não tem cloro e não prejudica o motor muito pelo contrário e melhor ao arrefecimento do veículo ,quem não entende e melhor se informar um pouco mais sobre motores isso sim já pagamos muito alto pelos carros que temos se deixar irem abolindo os assecorios cada vez se tornará mais caros a todos isso eo que acho
Sinceramente com essa mendigarias das montadoras eu não vondade de adquirir automóvel zero km .Carros estão cada vez mais tecnológico pelados kkk.
Nas ultrapassagens é necessário o conta-giros sim! Pois selecionando a rotação ideal (entre torque máximo e potência máxima) a ultrapassagem ocorre no menor tempo e por consequência mais segurança na ultrapassagem.
Bando de NUTELLA, já não basta darem a bunda, agora querem interferir em algo que já existe a décadas. E muitos jamais saberão a real necessidade do conta giro mesmo, pois não sabem nem usar o espelho retrovisor e o pisca.
Esse povo sabe nem fazer uma baliza e querem discutir a utilidade de um conta-giro.
Conta giro tem sim uma função e é necessária para quem sabe usar, porém quem realmente sabe fazer o uso do conta-giro pouco vai o utilizarem situações normais de trânsito por ter uma boa noção pelo ouvido.
E melhor os motoristas Nutellas primeiro aprenderem o uso das setas e dos espelhos retrovisores, q isso sim e mas necessário q o conta-giro e a maioria Aki n sabem usar .
Quando Estou Dirigindo o Que Eu Mais Observo é o Conta-Giros Além do Velocímetro Pois Com Ele é Possível Economizar Combustível Mantendo na Faixa Entre 2000 e 3000 rpm Além da Troca de Marcha!!!!
Todas respostas perfeitas mas essa de usar o conta giros pra base de economia é exatamente o q FAÇO inclusive nos valores que esta o combustivel hj. Mas pros NUTELAS q so sabe por a bunda no banco e acelerar n precisa mesmo pois se explodir o motor dele ou gastar tanques de combustíveis com rotações erradas n estao nem ai o (PAI) q se foda n mandei n mandar aprender com responsáveis p n serem irresponsáveis…
Contagiros, marcador de temperatura do motor, velocimetro, pressão do óleo, tudo isto para mim é necessário. Desnecessário são os atuais ridículos painéis de multimídia que parece adaptação igual qdo se colocava aquelas tvs pequenas no painel do carro. Os carros ficaram sem graça com estes painéis. Salve o contagiros
Agora aparece especialistas de todo lugar, e nem sabem porque cabrito caga redondo….. conta-giros serve para nada, se vc tem boa audição….affff
Serve sim, trocar marcha a 7200 e a 7400 tem diferença, que geralmente nao da de notar com o ouvido
Conta giros tem uma eficiência muito boa para quem sabe dirigir,quem não sabe fala um absurdo destes, brincadeira né pra que serve conta giros
Exatamente!!! Assim como tem gente que acha desnecessário existir um ponteiro de medidor de temperatura do motor…
Na redução, o eletrônico não fala nada. Só o conta giros pra te salvar.
Compra um Fusca, não tem conta giro.
Quem questiona o contagiros mostra que não sabe nada de carros e muito menos dirigir corretamente. Deve ser a geração floco de neve
Faixa ideal de desempenho é entre a rotação de torque máximo e a de potência máxima. Isso é totalmente necessário para uma ultrapassagem rápida e segura em rodovias de pista simples e mão dupla. Por exemplo fui fazer uma ultrapassagem com meu Onix 1.4-L ano 2019, câmbio manual de 6 marchas (torque máximo a 4.800 rpm e potência máxima a 6.000 rpm), estava atrás de uma lesma a 70 km/h em 6a marcha a uns 1.700 rpm, então engrenei a 3a marcha a uns 3.700 rpm ao invés de 5a marcha a uns 2.000 rpm. Resultado: Num piscar de olhos ultrapassei a lesma.
E em 2a marcha a 70 km/h são 5.400 rpm. E a potência máxima de 6.000 rpm em 2a marcha é a 77 km/h, logo a marcha ideal para ultrapassar a 70 km/h era a 3a.
Meu carro atual não tem contagiros, e não sinto falta, porém acho até feio gosto do painel completo quanto mais informação melhor, entrar no carro e ter só o velocímetro e muito sem graça
Compra um carro alegórico então fresco
Estava faltando um mal educado se pronunciar…
Na minha opinião o contagioso é útil,mas pra quem sabe dirigir conhece o tempo e rotação do motor de ouvido, já o marcador de temperatura, esse sim é essencial!
Pra quem é piloto de corrida o velocímetro é supérfulo e o conta-giros é essencial. Eu como sou autoentusiasta gosto de ter conta-giros no meu carro com câmbio manual. Nunca deixo passar da rotação de potência máxima, pois sei que é maior o desgaste acima dela. E outra coisa não gosto de andar abaixo dos 1.500 rpm e o conta-giros me dá essa precisão de leitura rapidamente, sendo que meu anterior carro não tinha conta-giros e eu decorava a velocidade mínima de troca de marchas recomendada no manual do proprietário.
Não sou contra nem a favor, muito pelo contrário!
O conta giros tem todo um charme no veículo na hora de passar as marchas, concordo. Depender exclusivamente dele para saber se o motor está em alta rotação ou baixa é porque, NA MINHA OPINIÃO, o motorista ou não tem um bom ouvido (quem tem fusca, chevette, uno, fiat 147, corcel e outros dessa época pra trás) ou realmente não sabe dirigir. Agora já o medidor de temperatura do motor, esse sim é essencial! Apesar de não marcar a fio, nos dá uma noção se o motor está quente demais ou se está na temperatura “ideal”. Digo isso porque eu PRESENCIEI (ninguém me contou não) um mecânico dono de oficina renomada no Rio de Janeiro colocar ÁGUA DA BICA no sistema de arrefecimento de um Citroën Xsara Picasso (no caso era meu o carro) quando solicitei a troca do líquido de arrefecimento. Se eu fosse um leigo, iria sair com o carro, ele ia ferver, me dar um prejuízo muito maior! E o PI-CA-RE-TA ainda teve a cara de pau de dizer pra mim que não fazia diferença o líquido de arrefecimento ou água da bica!
Então mostrador da temperatura = imprescindível
Conta-giros = perfumaria
Andre, respeito sua opinião, e realmente dava para dirigir Fusca, Chevette, Uno e Corcel sem o tacômetro. Porém a engenharia evoluiu muito com o passar de anos (décadas), junto com as exigências e desejos dos consumidores, e há carros que, simplesmente, não se ouve mais o barulho do motor, se não em rotação máxima. E aí, no modo manual, ou com câmbio manual, o tacômetro é muito importante. Também concordo que o marcador do termostato é importante. Porém devemos lembrar que esse termostato mede a temperatura do líquido usado no sistema de arrefecimento, não do motor. E, lamento pelo mecânico, realmente ele foi muito infeliz.
Você leva seus carros nesses boca de porco e ainda se acha esperto.
Quem falou que é desnecessário é por que não sabe usar. Eu prefiro carros q tenham o conta-giro. Uso para manter o motor no menor giro possível para economizar combustível a além é claro para detectar algum problema no próprio motor.
Você é muito é muquirana kkkkk, usar conta giro pra economizar combustível. Vai se tratar kkkkkk
meu pai tbm faz isso, acho bem inteligente
Eu utilizo o conta-giros para economizar combustível e funciona muito bem.
Estabeleceu-se 4.000 giros como o máximo aceitável, maioria dos motores atuais, na condição de veículo com o câmbio no neutro e/ou parado com embreagem acionada. Nas demais condições o giro do motor é liberado em qualquer rotação. Atualmente as montadoras vem trabalhando fortemente em cima das emissões e de uma condução eficiente e o contagiros vem exercendo um apelo forte nesse trabalho.
Totalmente desnecessário, assim como o indicador de temperatura do motor (já abolido em muitos modelos).
Provável que mais de 95% dos motoristas não olhem para o conta-giros.
Totalmente necessário, para quem sabe usar e até mesmo com câmbio automático. Em uma subida de serra por exemplo, muitas vezes os câmbios automáticos são silenciosos e trocam de marcha o tempo todo quando se acelera ou se tira o pé quando está em D. Hora de colocar o câmbio automático em 2ª marcha. Outro uso frequente é detectar pequenas oscilações em marcha lenta, indicando algum problema. E tem muitos outros usos além desses. Confiar plenamente nos sistemas eletrônicos é dirigir as cegas. Deixa um sensor de temperatura falhar e o sistema não indicar… Melhor o bom e velho sistema analógico enquanto tivermos motores mecânicos a combustão…
eu sempre presto atencão no conta giro e consigo a uma boa economia porém quando não falso isso gasta bem mais
Vai dirigir um ônibus com motor traseiro sem conta giros.
Lindomar para os motoristas nutella vc chutou o pau da barraca kkk mas com mendicarias das montadoras e tecnologias corre o riscos do contra giros ser banido nos veiculos modernos infelizmente.
Eu tenho oficina, e para mim é ótimo que não tenha nada. Assim aprendem pelo bolso.