Posso usar etanol pra sempre em um carro flex?
Muitos motoristas ficam na dúvida se precisam alternar entre gasolina e etanol na hora de abastecer o carro flex.
Muitos motoristas ficam na dúvida se precisam alternar entre gasolina e etanol na hora de abastecer o carro flex.
Posso abastecer só com etanol ou é necessário alternar os combustíveis em um carro flex? Há muito tempo essa dúvida permeia a mente dos proprietários de carros flex.
[TRANSCRIÇÃO]
Ouvinte do Auto Papo diz ter um Uno flex 2015 e pergunta se pode usar etanol a vida inteira. Sim, claro que pode! O motor flex foi feito para queimar ou gasolina, ou etanol, a vida inteira e mais 6 meses. Essa dúvida é provocada por boatos frequentes que correm por aí, que se você abastece com etanol, a cada quatro vezes que você parar no posto, convém botar gasolina no tanque também. E vice-versa.
Não existe essa regra, o motor flex foi feito para queimar qualquer um dos dois combustíveis. Inclusive a mistura dos dois, em qualquer proporção, pois tem um sensor, chamado sonda lambda, lá no escapamento, que sabe qual é a mistura no tanque e informa a central eletrônica. Ela, então, ajusta o motor para o melhor desempenho possível.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Trecho do manual do meu carro: Nota: Recomendamos usar gasolina com aditivos para otimizar o desempenho do motor. Esse tipo de gasolina proporciona
limpeza do sistema de combustível e minimiza a formação de depósito no motor. Recomendamos usar esse tipo de combustível pelo menos uma vez a cada
três meses ou 5.000 km, o que ocorrer primeiro.
Na tampa de combustível tem o mesmo aviso: Usar gasolina aditivada a cada 3 meses.
Então o cara que fez a reportagem passa por cima de todos os avisos do fabricante do meu carro?
Muito bom, o seu esclarecimento. Parabéns!
Não é a sonda lambda que determina qual é o combustível que está sendo usado, é outro sensor na linha de combustível. A sonda lambda somente verifica se a mistura de ar/combustível esta correta (obviamente coordenada dom outros sensores, os quais não vou entrar no mérito aqui).
Nos últimos 11 anos nunca coloquei uma gota de gasolina no tanque ( a não ser no reservatório de partida a frio) nos meus carros Flex da GM corsa e astra.
Nunca tive nenhum problema por ter usado somente etanol. Aliás pretendo taxar para 13:1 meu astra flex para aproveitar mais ainda o uso do etanol.
Como assim taxar para 13:1 ???
Obrigada por este texto, esclareceu muitas dúvidas!
Meu tenho uma Meriva 1.8 e tenho uma moto e o carro só uso no fim de semana, eu já tive carro veio e carro novo e eu particularmente acho que todo tipo de engenharia tem seus modo de uso, se o carro é flex é tanto faz alcool ou gasolina, faço o calculo do aplicativo de celular sempre dá etanol. coloco etanol e pronto. se de um Problema levamos no mecânico assim como o que vai só gasolina. na empresa onde eu trabalho tem uma strada está com 340 mil km só roda no alcool faz 3 anos nunca deu pau, então vamos parar com esses argumentos, vamos economizar. blssss
Ta bom, o pessoal falando que o etanol pode prejudicar isso, aquilo e tudo mais… Em São Paulo, todos os carros flex de locadoras são abastecidos com etanol a vida toda, já peguei carro com 90mil km e usei por 5mil km só etanol e sem nenhum problema.. Gente, a unica diferença do etanol para a gasolina é a manutenção preventiva, enquanto um não precisa se preocupar com a tal carbonização o outro não precisa se preocupar com os desgastes dos componentes do motor devido a água remanescente do etanol. E convenhamos, o etanol não foi inventado para ser o melhor combustível do mundo, mas para ser mais ecológico. Se formos levar ao pé da letra questão de custo por km e autonomia, o GNV ganha dos dois facilmente, cada um dos combustível tem seus prós e contras.
Usei por muito anos somente Gasolina, numa certa ocasião, um determinado Posto, fez uma promoção de álcool, resolvi abastecer com álcool, me deu muitos problemas, nunca mais usei.
Tanto faz usar gasolina pra sempre ou etanol pra sempre,a única coisa q acontece é q se usar um combustível por muito tempo e mudar de uma vez é q o carro as vezes demora para ligar a primeira vez do dia. Mas se isso acontecer basta passar o rastreador e pedir para o mecânico ajustar o AF. Ajustando o AF acabou o problema.
lembrando a gasolina no brasil tem uma grande porcentagem de alcool !!!!
Já vi muitos flex rodando só com etanol por muito tempo, e depois o módulo não aceitar mais gasolina, não precisa ser engenheiro para saber disso.
Não tem nada a ver com módulo. É a sonda lambda que deixa de fazer a leitura corretamente. Nim pricisi sir inginhiri pri sibir dissi…
Nenhum combustível lubrifica nada, eles entram em forma de vapor, e desde qdo vapor lubrifica algo?
Principalmente os carros com injeção direta.
Eu uso gasolina no carro e álcool é para mim
Carro flexivel ? Kkkk,é de borracha é ?
Tinha uma Kombi flex ano 2010, e só colocava etanol, quando coloco gasolina não funciona o motor de jeito nenhum., Isso quando ligava de manhã na garagem.
Tinha uma Kombi flex 2010,sempre colocava etanol, quando colocava gasolina o motor a frio ou seja de manhã quando ia sair da garagem não pegava de jeito nenhum.
Etanol, Combustível limpo, melhora o desempenho do motor, não carbonizado, esse sim é o combustível. Só uso ele, e nunca vai da problema no motor.
Jornalista tem que lembrar que não é engenheiro. Como tal o papel dele é procurar um engenheiro e fazer a pergunta. Não vi referência a um engenheiro na reportagem e como engenheiro mecânico automotivo eu digo que a reportagem está errada.
Nesse caso meu amigo, o jornalista também é engenheiro sim senhor!!! Dê uma pesquisada em quem é Bóris Feldman, ok?
Se ele é engenheiro, deviam tomar o diploma dele……
Porque só fala besteira….
” Deveriam!”
Ok, ele é engenheiro, mas deveria procurar alguém especialista em flex, pois nota-se que está desatualizado.
Realmente matéria equivocada, tem manual de carro flex pedindo alternância de combustível, a cada 3 tanques de etanol, abastecer com gasolina, quando era estudante de mecânica automotiva, recebi a explicação de que o etanol, em contato com as peças de alumínio, no decorrer do funcionamento do motor, produz uma goma, que é dissolvida com a utilização da gasolina.
Sai daí…a reportagem está corretíssima . Que curso é esse q vc fez?
Sou formado em engenharia mecânica automotiva, trabalhei em projetos de motores e calibração em uma das quatro grandes por 12 anos e agora vou trabalhar para uma marca Premium no exterior. E você?
Com o uso do etanol há acumulo de vapor de óleo nas válvulas de admissão que retornam via sistema PCV. O etanol não é capaz de tirar esse acumulo porém com um tanque de gasolina a cada 5.000 km ou 10.000 km a válvula volta a ser limpa.
A válvula suja pode ocasionar dificuldade de partida, engasgos e até mesmo dificuldade de vedação a fechar.
Obrigada, vou seguir sua dica?
só que o engenheiro acima com o suposto conhecimento não deu sua opinião.
Alguém pode me ajudar meu carro e flex, a bomba e nova coloquei gasolina por bastante tempo, depois que coloquei álcool pela primeira vez o carro tava engasgando muito, velocímetro tava travando não saia do lugar isso afeta o sensor de velocímetro ?
Em primeiro lugar, ninguém fica eternamente com um veículo, até mesmo porque o carro acaba ou vc morre.
Em segundo lugar, não se usará mais esses combustíveis em um curto espaço de tempo!!!!!!!
O etanol tem uma queima mais a seco e tem um efeito negativo na lubrificação.
Tenho uma Strada e abastecimento é só com álcool,gasto de 800,00 a 1000,00 por mês de álcool, Quando comprei ela o antigo dono só usava gasolina no começo ela estranhou um pouco chegou até acender uma luz no painel mas depois se estabilizou em questão de manutenção nunca troquei uma peça nem o escapamento e não mexi no motor já faz 5 anos que ando nela só no álcool não tenho o que reclamar economia é melhor e o preço quase a metade…..
Podem falar o quiser técnicos ou não, o que realmente Vale é o manual do proprietário meu atual Toyota e anterior GM ambos mandam adicionar gasolina a cada 4 tanques
Se fosse só o etanol que tivesse água…
Sim , concordo em gênero, número e grau. Só há um detalhe que deve ser abordado , e não se pode fazer deste assunto algo banal e sem importância alguma. O etanol tem uma grande quantidade de água, e a partir do momento que Ele entra através dos bicos injetores pulverizado na Câmara de explosão, as peças de todo o sistema , em contato com água, terão a vida útil reduzida , devido a corrosão acelerada devido a água contida no etanol . Ex ; sistema de escapamento terá sua vida útil bastante reduzida , devido a corrosão precoce . Entre tantas outras peças do sistema .
pois é, só que na gasolina também tem água….ta no Brasil amigo!!!
Sim pode o carro e flexível a um dos dois combustíveis tanto acool ,ou a gasolina as montadoras prepararam os motores e partes para que possam resistir a um dos dois combustíveis ou só acool , ou somente a gasolina isso fica a critério do proprietário..Francisco Vieira Técnico em automóveis.
Eu tenho um voiage ano 2015. Uso os combustíveis álcool ou gasolina em qualquer proporção. Mas ultimamente só coloco dez litros de gasolina e completo com álcool. Só uso assim a proporção dos dois combustíveis. Já que a nossa gasolina já tem uma grande proporção de álcool. Já pagamos muito caro no preço do litro da gasolina. .E levamos álcool. Quem tem carro flex vale a pena mandar sempre completar com álcool. Lembrando que a economia de combustível do carro não está somente no combustível. E sim na manutenção preventiva do veículo. Tais como cabos e velas. E outros itens. Principalmente a troca de óleo e filtros recomendado pelo fabricante. . Essa é a minha opinião. Um abraço a todos.