Esta DICA sobre PNEU é uma FURADA
Baixar a pressão do pneu para aumentar o conforto vai trazer diversos problemas para o componente e para o automóvel
Baixar a pressão do pneu para aumentar o conforto vai trazer diversos problemas para o componente e para o automóvel
Está circulando por aí, sempre na internet é claro, informações e dicas estapafúrdias sobre os cuidados e a manutenção do automóvel. E uma das preferidas é a calibragem dos pneus.
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E ficam inventando moda! Uma delas, reduzir a pressão do pneu, porque você vai ter um rodar mais macio, mais confortável. E o pior é que isso é verdade mesmo. Quanto menos pressão no pneu, mais suave o rodar do carro.
Mas o problema é que quanto menor a pressão, maior o desgaste do pneu, maior o consumo de combustível, menor a estabilidade.
Pois só se recomenda baixar a pressão em situações muito especiais, para aumentar o atrito no caso de se atravessar um trecho de areia ou subir uma estrada de terra.
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Para entendermos a razão que uma pressão menor no pneu aumenta o consumo de combustível, ou seja maior esforço do motor eu faço a seguinte comparação:
Na minha bicicleta quando a pressão dos pneus está mais baixa eu tenho que fazer maior esforço, e depois de encher ela fica muito mais “leve” no pedalar.
Cada veículo possui uma pressão definida. Essa informação do fabricante pode ser encontrada em 3 locais: 1- No manual do proprietário. 2- Na portinha da tampa de gasolina. 3- Um adesivo colocado na coluna da porta do motorista. O procedimento de calibragem dos pneus deve ser feito antes de percorrer 3 quilômetros, pois após isso o pneu esquenta e a medição torna-se falsa. Não esqueça do estepe colocando 4 lbs acima da medida dos outros.