Pressão nos pneus: Cuidado com o palpite que pode doer no seu bolso

As dicas com pouca profundidade de conhecimento podem levar o motorista e proprietário a terem um gasto muito alto no caso da redução da pressão dos pneus

penu calibragem portal
Siga a recomendação de calibragem da fabricante (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/07/2022 às 20h02

Não sei se só brasileiro tem essa mania de dar palpite errado em tudo que diz respeito ao automóvel. Preciso conferir isso em outros países.

VEJA TAMBÉM:

E um dos que circula por aí é para reduzir, em algumas libras, a pressão dos pneus recomendada pelo fabricante para deixar o carro mais confortável, absorvendo melhor as irregularidades do piso. O que, aliás, é verdade.

Porém, em contrapartida, a redução de pressão vai provocar um aquecimento exagerado da estrutura do pneu. Vai aumentar o atrito do pneu com asfalto e consequentemente o consumo de combustível

Vai reduzir a vida útil do pneu e prejudicar também a estabilidade do carro. É um preço muito alto a se pagar por este pouquinho de conforto adicional.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Borges 26 de setembro de 2022

Até concordo com isto, se é para rodar sempre no asfalto. Mas pegue uma cidade do interior com calçamento de paralelepípedos e você se sentirá tentado a diminuir um pouco a pressão dos pneus. Faz uma enorme diferença no conforto e alivia o trabalho dos amortecedores, em troca de um pouco de aumento do desgaste da banda de rodagem (que iria acontecer de qualquer jeito, paralelepípedos não tem nenhuma contemplação).

Avatar
Cadillata 18 de julho de 2022

Sempre calibro conforme diz o manual do automóvel.
Certa vez, em um posto de combustível onde ainda era o frentista que calibrava os pneus, ele me disse que fez “um curso” na Firestone, que dizia que os manuais estavam todos errados e que todos os pneus deveriam ser calibrados com 26 libras.
Troquei de posto.

Avatar
Deixe um comentário