Programa do governo federal para baixar o IPI de carros ‘verdes’, mas os 100% a bateria estão de fora por um motivo peculiar
O governo federal assumiu que carro popular não tinha nada de popular e resolveu zerar o IPI para o carro sustentável. Chique, não é?
Essa redução de imposto valerá até dezembro do próximo ano para os carros que se enquadrarem num limite de emissões de CO2 e também num mínimo de reciclabilidade – ou reaproveitamento de peças quando sucateado.
Tem que ser produzido no Brasil, não por fábrica de mentirinha que às vezes é anunciada por aí, mas tem que ter estampagem, solda, pintura e montagem no país e finalmente se enquadrarem na categoria de subcompacto ou compacto e que podem ser hatch, sedã, SUV ou picape.
Então, o carro híbrido pode ser contemplado, mas não os elétricos, pois nenhum deles é produzido no Brasil.
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As montadoras conseguiram mais uma:
– Ofertar certos modelos por preços mais convidativos (por enquanto), sem tirar um único centavo do lucro surreal por unidade que hoje elas praticam.
Não vai demorar muito, logo virão os tais “reajustes necessários” nos preços. E quando a isenção terminar no final do próximo ano, já não fará tanta diferença, pois antes disso os preços já terão deixado de ser “populares”.