Programa ‘Carro Sustentável’ deixa elétricos de fora; entenda

Programa do governo federal para baixar o IPI de carros ‘verdes’, mas os 100% a bateria estão de fora por um motivo peculiar

Um galho de folhas verdes saindo do escapamento
IPI é reduzido para automóveis dependendo de diversos critários (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/07/2025 às 07h00

O governo federal assumiu que carro popular não tinha nada de popular e resolveu zerar o IPI para o carro sustentável. Chique, não é?

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Essa redução de imposto valerá até dezembro do próximo ano para os carros que se enquadrarem num limite de emissões de CO2 e também num mínimo de reciclabilidade – ou reaproveitamento de peças quando sucateado.

Tem que ser produzido no Brasil, não por fábrica de mentirinha que às vezes é anunciada por aí, mas tem que ter estampagem, solda, pintura e montagem no país e finalmente se enquadrarem na categoria de subcompacto ou compacto e que podem ser hatch, sedã, SUV ou picape.

Então, o carro híbrido pode ser contemplado, mas não os elétricos, pois nenhum deles é produzido no Brasil.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
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Santiago 22 de julho de 2025

As montadoras conseguiram mais uma:
– Ofertar certos modelos por preços mais convidativos (por enquanto), sem tirar um único centavo do lucro surreal por unidade que hoje elas praticam.
Não vai demorar muito, logo virão os tais “reajustes necessários” nos preços. E quando a isenção terminar no final do próximo ano, já não fará tanta diferença, pois antes disso os preços já terão deixado de ser “populares”.

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