Proteção veicular: agora, regulamentada

As associações serão controladas e fiscalizadas pela Susep o que dará segurança aos usuários e obrigará as seguradas a ficarem mais baratas

Uma pessoa segura com as mãos segura um carro de brinquedo
Antes não era aconselhável contratar essas empresas, pois não havia nenhum tipo de fiscalização (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/02/2025 às 18h00

Já existem há muitos anos as cooperativas ou associações de proteção veicular. São empresas criadas como uma alternativa às companhias de seguros, que não cobram um valor fixo mensal.

VEJA TAMBÉM:

Essas empresas funcionam a partir de um rateio das despesas entre os associados para cobrir os eventuais acidentes e furtos de automóveis. São seguradoras disfarçadas e trabalhavam ao arrepio da lei, pois não eram controladas pela SUSEP.

No entanto, agora sua atividade foi finalmente regulamentada e essas companhias de proteção veicular serão fiscalizadas pela SUSEP. Elas ainda deverão manter uma reserva financeira para fazer face aos custos operacionais.

Essa regulamentação vai dar muito mais tranquilidade aos clientes dessas empresas, mas se por um lado vão encarecer o custo mensal, por outro, vão obrigar as seguradoras a baixar seus preços.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre Rocha 7 de fevereiro de 2025

Agora os podres dessas associações vão aparecer, e rapidinho elas vão desaparecer! Pois a SUSEP vai obrigá-las a cumprir determinadas regras e elas não terão como arcar com os custos, pulando fora do barco

Avatar
Deixe um comentário