Pulse: melhor para quem vai atrás
Um interessante projeto no assoalho do Fiat Pulse permitiu que o espaço interno do utilitário esportivo fosse melhor aproveitado
Um interessante projeto no assoalho do Fiat Pulse permitiu que o espaço interno do utilitário esportivo fosse melhor aproveitado
A Fiat vai lançar oficialmente seu primeiro SUV, o Pulse, na próxima semana. Mas já se conhecem várias características de estilo e mecânicas dele. E uma muito interessante de seu projeto é o assoalho plano, ou quase plano.
O que significa isso?
Que a maioria dos automóveis possui um túnel bem no centro do assoalho traseiro, que prejudica o conforto do passageiro que vai no meio do banco de trás.
Esse túnel era obrigatório no caso do motor dianteiro com tração traseira, porque passa ali o eixo cardã, encarregado de transmitir a rotação do motor para as rodas.
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Mas o túnel foi mantido mesmo nos carros com motor e tração dianteiras, pelo reforço estrutural da carroceria. No Fiat Pulse, os engenheiros arrumaram uma outra solução e eliminaram o incômodo túnel, aumentando muito o conforto de quem vai atrás.
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não entendi a suspensão traseira…cadê o eixo traseiro? é diferente dos demais fiats?
Meu DKW Vemag S 1967 não possuía esse incômodo tunel. A carroceria dele não era monobloco, ele possuía chassi separado. E esse chassi, ao contrário de todos os outros, tinha a forma de um X. A ausência do tunel, mais o banco dianteiro inteiriço (a alavanca de mudanças ficava na coluna do volante), permitia que 6 pessoas viajassem no carro com todo o conforto.
Com certeza o ARGO nunca foi completamente moderno, agora chega um carro que pode bater de frente com os modernos VW Nivus. Embora minha preferencia ainda recaia pelo estilo do VW, é inegável que o novo Fiat chegou para enfrentá-lo de igual para igual.
Seria o Pulse um Argo Trekking bem resolvido, atraente e turbo, com preço próximo ou acima de Cem Mil Reais?