Qual a autonomia real do carro elétrico

Existem diversos métodos para a medição do alcance de um veículo elétrico após uma recarga completa, mas qual deles é confiável?

AUTONOMIA CARRO ELETRICO INMETRO WLTP
O padrão europeu, mais otimista, é bem diferente do utilizado no Brasil (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 16/09/2024 às 07h00

Qual é a discussão sobre a autonomia, o alcance dos carros elétricos? Ou seja, quantos quilômetros ele anda com uma carga de bateria? E por que a confusão?

VEJA TAMBÉM:

Esse assunto gera muito burburinho e incerteza, mas existem alguns padrões para que a autonomia seja determinada. Alguns dos parâmetros são mais otimistas, outros mais pessimistas.

Os carros chineses costumam mencionar o padrão europeu WLTP, que é do tipo otimista. Então, levando em conta essa métrica, eles declaram que a autonomia é de 500 km, por exemplo, que podem ser atingidos em condições ideais.

Mas, no Brasil o correto é mencionar o padrão do Inmetro, que é considerado pessimista ou mais realista e é 30% menor do que o WLTP. Então, aqueles 500 km caem para 350 km. Mas aí você pergunta: o que é real? De fato, algum valor entre os dois.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
IVAN VASCONCELLOS 16 de setembro de 2024

Já dizia um saudoso professor do meu curso de engenharia. De fato, se temos mais de uma solução para o mesmo problema, é certo que nenhuma delas está correta.

Avatar
Deixe um comentário