Qual a autonomia real do carro elétrico
Existem diversos métodos para a medição do alcance de um veículo elétrico após uma recarga completa, mas qual deles é confiável?
Existem diversos métodos para a medição do alcance de um veículo elétrico após uma recarga completa, mas qual deles é confiável?
Qual é a discussão sobre a autonomia, o alcance dos carros elétricos? Ou seja, quantos quilômetros ele anda com uma carga de bateria? E por que a confusão?
VEJA TAMBÉM:
Esse assunto gera muito burburinho e incerteza, mas existem alguns padrões para que a autonomia seja determinada. Alguns dos parâmetros são mais otimistas, outros mais pessimistas.
Os carros chineses costumam mencionar o padrão europeu WLTP, que é do tipo otimista. Então, levando em conta essa métrica, eles declaram que a autonomia é de 500 km, por exemplo, que podem ser atingidos em condições ideais.
Mas, no Brasil o correto é mencionar o padrão do Inmetro, que é considerado pessimista ou mais realista e é 30% menor do que o WLTP. Então, aqueles 500 km caem para 350 km. Mas aí você pergunta: o que é real? De fato, algum valor entre os dois.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Já dizia um saudoso professor do meu curso de engenharia. De fato, se temos mais de uma solução para o mesmo problema, é certo que nenhuma delas está correta.