Qual a pressão ideal do pneu do seu carro?

Muita gente gostar de palpite sobre o quanto você deve colocar ao calibrar os pneus, mas fugir da recomendação da fábrica pode custar caro

Homem confere a pressão do pneu
Pressão do pneu interfere em diversos fatores como conforto, consumo e desgaste (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/04/2025 às 07h00
Atualizado em 25/04/2025 às 11h51

Os palpiteiros de plantão não se conformam com a pressão do pneu recomendada pela fábrica no manual. Algumas pessoas defendem colocar duas ou três libras a mais, porque com maior pressão o atrito entre o pneu e asfalto se reduz e o consumo de combustível também.

VEJA TAMBÉM:

Mas esse grupo só se esquece de que, fazendo isso, a vida útil do pneu também é reduzida. Já outros indivíduos recomendam justamente o contrário, reduzir em duas ou três libras a pressão do pneu, porque o carro fica bem mais macio e confortável.
Isso realmente acontece, mas eles também se esquecem de que com a pressão reduzida o carro perde estabilidade nas curvas e ainda prejudica a frenagem. Além disso, a pressão menor também reduz a vida útil do pneu.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário