Qual é melhor: carro elétrico, híbrido ou a combustão?

Afinal, qual dos três tipos estará presente no futuro da mobilidade e quais as vantagens e desvantagens de cada um?

CARRO ELÉTRICO CARRO HIBRIDO CARRO A COMBUSTÃO BORIS FELDMAN
Esses tipos de veículo representam o passado, a transição e o futuro da motorização (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/10/2024 às 18h00

Eu acho curioso que o pessoal já chega para mim perguntando: “Mas, Boris, por que você é contra o carro elétrico?” E eu não sou nada contra o carro elétrico.

VEJA TAMBÉM:

Eu inclusive sou contra o carro com motor a combustão, porque ele tem uma eficiência muito baixa e polui muito emitindo CO2.

Eu também sou contra o veículo híbrido. Para esse tipo de automóvel funcionar, ele tem que ter um motor elétrico, um outro a combustão, e ainda um complexo sistema eletrônico para controlar os dois motores.

Além disso, eu também não sou a favor do carro elétrico, porque a recarga dele ainda é complicada, a bateria é muito pesada, cara e volumosa. Sua autonomia também continua muito baixa e ele perde muito na hora da revenda.

Então, a resposta que eu dou para essas perguntas é pelo contrário, reforçando que eu acho que o motor a combustão durou demais. Complemento ainda que o híbrido é uma solução transitória e o elétrico, que apesar de ter demorado muito a aparecer, é o futuro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 27 de outubro de 2024

Melhor???
Os HIBRIDOS fazendo a ponte para o futuro, enquanto os biocombustiveis, o hidrogênio verde e a tecnologia fuell-cell buscam a maturidade industrial e comercial que lhes permitam assumir o devido protagonismo, e servirem de matriz no desenvolvimento futuro de tecnologias ainda mais inovadoras.

Motor a Combustão??? Pode e deve ser melhor desenvolvido, desde que vinculado às Tecnologias Híbridas.

Elétricos “puros” a bateria? Não são o futuro!!!
Na verdade é uma tecnologia do anos 60, engavetada naquela mesma época por pressão dos cartéis petroleiros. E agora tirada da gaveta como algo “novo e revolucionario”.
A única mudança efetiva foi com os materiais empregados na fabricação das baterias (as quais porém continuam pesadas, complexas, caras e pouco confiáveis).
Porém o grande desafio, sem solução a vista, é a sua completa dependência de eletricidade “na tomada”, cujas fontes limpas e renováveis já estão no limite. Ou seja, novas demandas em grande escala por eletricidade “na tomada”, vão significar mais termoelétricas em operação.
Ambientalmente, apenas troca-se seis por meia dúzia!

Avatar
Deixe um comentário