Qual o futuro da Troller no Ceará?

Após fechar suas fábricas no Brasil, qual o futuro da Troller, a marca de jipes que a Ford adquiriu no interior do Ceará?

ford troller T4 brasil
Troller T4 2020 (Foto: divulgação | Troller)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/02/2021 às 07h30

Quando a Ford anunciou o fechamento de sua fábrica, em Camaçari, na Bahia, ela disse que Taubaté (SP), onde ela produz motores, continuaria por mais alguns meses. E Troller, a fábrica de jipes no Ceará, ficaria até o final deste ano.

E surgiram, então, especulações de quem comprar a Troller na cidade de Horizonte, no Ceará. Primeiro, é importante explicar que a Ford não a comprou por não saber produzir jipes, não!

Ela comprou foi uma fábrica de incentivos obtidos do Governo Federal pelo seu ex-proprietário, Mário Araripe.

Claro que depois que a Ford assumiu as operações, o Troller ganhou muito em qualidade. E então, como essa fábrica do Troller continua gozando de incentivos fiscais do Governo Federal, pode aparecer um empresário interessado em adquiri-la, pois o segmento jipe SUV é um nicho atrativo do nosso mercado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
45 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz Villela 3 de março de 2021

Como alguém comentou, o problemas são os motores. Ainda não temos fabricas nacionais.
Lamentável foi a venda da troller par a Ford…o resto já era uma tragédia anuciada

Avatar
Regis 17 de fevereiro de 2021

Comprei um Troller (2016) e fiquei surpreso com a qualidade e desempenho! Compraria outro …

Avatar
Gilberto Alves 8 de fevereiro de 2021

Na década de 70, o Brasil tentou implantar a fabricação de um automóvel genuinamente brasileiro: o PRESIDENTE, mas as montadoras já instaladas no Brasil não permitiram. Portanto não faltou iniciativa. Pesquise

Avatar
Darc Dias 8 de fevereiro de 2021

O Brasil é tão rico em pessoas competentes em tantas áreas do conhecimento, tem mão de obra farta e treinada por todo território nacional. Porém aprendemos a produzir veículos de todas marcas estrangeiras,mas nunca produzimos um veículo de qualidade que fosse totalmente nacional. Falta bom senso e pararmos de imitar os Americanos, Francês, Japoneses etc, Para construirmos algo nosso, que realmente pudéssemos orgulhar. Onde estão os homens visonarios dessa nação? Onde estão os governantes que deveriam apoiar estes visonarios? Trabalhei 30 anos na indústria de máquinas pesadas enriquecendo multinacionais. Poderia ter produzido máquinas nacionais. É uma pena, estou vendo que as multinacionais continuam com o mesmo processo de migrar para os países de mão de obra barata e imposto zero. A China tão criticada por copiar produtos e ter baixa qualidade, já está colocando uma estação espacial em orbita. Até vamos brincar com coisa séria e continuar a ser escravos do capital estrangeiro? ACORDA BRASIL!!

Avatar
Paulo Roberto de Oliveira 8 de fevereiro de 2021

Tenho um Ford Del Rey 1985 e mesmo antes desse anúncio já penei para conseguir componentes do carro, imagine agora! Como ficará essa situação?

Avatar
Gilson 8 de fevereiro de 2021

Esperamos que a CAOA adquira as tres fábricas da FORD fechadas. E que o Brasil nao dependa mais de multinacionais automobilísticas. Temos Engenheiros e profissionais que saben fazer carros BBB. Bom. Boniti e baratos.

Avatar
Luiz 6 de fevereiro de 2021

A matéria disse e praticamente não falou nada, Ford morreu assim como a Willians que ela comprou no Brasil e já vai tarde.
Peças para carros antigos da mesma é um inferno para encontrar, tenho uma Belina Ghia 1.8, 1991 com motor AP da Volkswagen e se bater não acho peças de acabamento/lataria e encostava a mesma no estacionamento da rua Geraldo Teixeira da costa ao lado da tv Alterosa em Bh

Avatar
MARCELO SOUZA 4 de fevereiro de 2021

Faltou dizer que o incentivo fiscal é estensivo a outras fábricas na região nordeste . Ford na Bahia “herdou” os incentivos da Troller. Só por isso que comprou a Troller.

Avatar
Esil 3 de fevereiro de 2021

Quem sabe vem chinês por aí!

Avatar
Marcelo Souza 3 de fevereiro de 2021

Já tive um Troller 2004 MWM 2.8 puro sangue, o acabamento interno era meia boca, mas o carro era PHoda, eu era apaixonado. Hoje tenho um Troller 2010 MWM 3.0, é TOP de mais!! Pensava no futuro em trocar pelo da nova geração, mas não vou mais pois com o fechamento da fabrica, eu temo que a manutenção se torne complicada. Vou preservar meu 2010, que além de bom, a manutenção é barata e abundante. Já me oferceram R$70 mil nele, mas hoje não entrego por menos de R$100 mil.

Avatar
Simone 3 de fevereiro de 2021

troller um sonho, porém muito caro,mas quando Deus permitir eu comprarei um

Avatar
Pedro Augusto 3 de fevereiro de 2021

Sim, viagem total! A Stellantis já tem a marca Jeep, sucesso global. Porque ela compraria a Troller, que é conhecida basicamente no Brasil, e que é concorrente direta da Jeep… As únicas que podem ter interesse são CAOA, HPE (Mitsubishi e Suzuki), alguma chinesa, ou uma empresa aventureira qualquer…

Avatar
Cristovão 3 de fevereiro de 2021

Só isso?

Avatar
Delio Amora Maciel Neto 2 de fevereiro de 2021

Se o BNDS financiar como fez com quem comprou a Vale e outras estatais brasileiras eu compro kkkkkkk

Avatar
Sílvio Barros 8 de fevereiro de 2021

Exato meu caro! Entro de sócio nesses termos kkkkkkkkkkk

Avatar
Joao 2 de fevereiro de 2021

Eu compro a fábrica …

Avatar
Luiz 2 de fevereiro de 2021

Porcaria de postagem… Poderia ter mais assunto.

Avatar
Rinaldo Rasteli 2 de fevereiro de 2021

Sou proprietário de um troller, temos que continuar a fábrica no Brasil ela sempre foi brasileira

Avatar
LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA LIMA 2 de fevereiro de 2021

Exelente carro

Avatar
Andreia 2 de fevereiro de 2021

Concordo

Avatar
Claudemar Manoel da Silveira 2 de fevereiro de 2021

Ficarei muito feliz se o Troller continuar a ser fabricado. Para mim é o melhor e mais bonito!

Avatar
Vinicius 2 de fevereiro de 2021

Análise tão profunda quanto um pires.

Avatar
SANTIAGO RODRIGUES SOUZA 2 de fevereiro de 2021

Também achei redundante essa análise. Não acrescentou nada…

Avatar
José de arimateia 2 de fevereiro de 2021

Perde meu tempo lendo essa matéria e não vi nada com nenhuma além de exercícios de leitura tá decaindo tanto

Avatar
Thiago 2 de fevereiro de 2021

Essa era a hora da WEG fazer uma oferta pra adquirir a fábrica e a marca e assim entrar em um mercado de Jipes SUVs além de outros tipos de veículos elétricos. Ela tem know how e conseguiria entrar no vácuo desse giga mercado bem antes de 2035.

Avatar
Regis 17 de fevereiro de 2021

Excelente ideia para uma empresa de excelência!

Avatar
Carlos yamashita 2 de fevereiro de 2021

A Troller poderia ser muito bem comprada por uma montadora pois o produto é sucesso e sonho de muitas pessoas que adoram trilhas e 4×4….

Avatar
simone 3 de fevereiro de 2021

Meu sonho é ter um troller,se Deus me permitir vou ter ☝

Avatar
Ricardo Rezende 2 de fevereiro de 2021

Seria bom se a Jeep comprasse. Seria o que todos gostariam. JEEP TROLLER

Avatar
Vinicius 2 de fevereiro de 2021

Não faria o menor sentido.

Avatar
Ricardo Castro 3 de fevereiro de 2021

discordo parcialmente, porque é pouco provável que a Jeep faça um produto tão hard core quanto o Troller, nos EUA tem Jeep hard core, mas é lá, motor a Jeep já tem apesar de ser mais fraco do que o da Ford que tem 205cv, já está tudo pronto, não é de todo o mal um motor diesel da Jeep que tem 170cv, mas vão ter que mostrar que são produtos diferentes.

Avatar
Pedro Augusto 6 de fevereiro de 2021

Sim, viagem total! A Stellantis já tem a marca Jeep, sucesso global. Porque ela compraria a Troller, que é conhecida basicamente no Brasil, e que é concorrente direta da Jeep… As únicas que podem ter interesse são CAOA, HPE (Mitsubishi e Suzuki), alguma chinesa, ou uma empresa aventureira qualquer…

Avatar
Tiago Itiel Pereira 2 de fevereiro de 2021

A Ford comprou a Troller e, judicialmente, conseguiu estender os benefícios fiscais da Troller à Ford, ou seja, comprou os incentivos fiscais!

O benefício de tudo isso foi que a Ford não matou o T4, mas o reestilizou com designer e peças exclusivas Ford.

Avatar
Hardman 2 de fevereiro de 2021

Não me levem a mal? A ford fugindo da raia… Só acho que nao foi coincidência… mas no Ceara e na Bahia os respectivos governadores são do PT e PT… Ela fez com i intuito de ferrar com governos?

Avatar
Vitoŕio Russi 3 de fevereiro de 2021

Então SrHardmam vc tem q fazer a analise pir completo vc disse no seu texto q a ford saiu do ceara e bahia pq os gov. e do PT muito mas o sr esconde um fato e direciona as pesspas a pensar errado Pq o Sr. Nao falou da maior fabrica da ford em Sao Paulo?????? O estado de s.p. é governado pelo PT tbm????? Comenta o q sabe o q nao sabe nao indus as pessoas.

Avatar
Hardman 3 de fevereiro de 2021

Sim, Doritos não Petista mas ‘namora’ com o partido, pois ele sim de esquerda, e você só completou com o que eu disse, vamos lá…” A Ford fugindo da raia?… Só acho que não foi coincidência… mas no Ceara e na Bahia e em São Paulo os respectivos governadores são todos de Esquerda… Ela fez com isso com o intuito de ferrar com governos?”

Avatar
Alexandre Ramos 2 de fevereiro de 2021

Seria sensacional que uma montadora, como a Stellantis, ou GM, adquirisse a fabrica…a Troller tem Know-how e qualidade para se reinventar e produzir jipes para bater de frente com o Bronco da propria Ford por exemplo, Jipe Wrangler…estamos na era dos SUV’s no Brasil….faria todo o sentido !!!

Avatar
Hardman 2 de fevereiro de 2021

Troller, era um sonho de consumo, era, fiquei chateado com a Ford. Será mesmo o fim da única marca nacional que realmente chegou a consumidor comum? Por que agrale, é praticamente só vendas pro exercito e chassi de ônibus…

Avatar
Josué 2 de fevereiro de 2021

Oas e Odebrecht também ersm empresas da Bahia e certamente concorria com as do dul do pais. Um amigo meu tinha uma empresa de telecomunicações e ao concorrer com outras empresas para manutenção da Telesp, foi ameaçado de morte e pouco tempo depois a Telesp passou o calot não pagando pelos servicos prestados e a empresa acabou indo a falência. Seria simples coincidência ou perseguição para que o nordeste não cresça?

Avatar
Hardman 3 de fevereiro de 2021

Com certeza, isso é o que agente sabe… e o que acontece por debaixo dos panos… é só a ponto do iceberg,.. dizem que a Petrobras só dá prejuizo, é uma maquina de fazer dívidas, um sumidouro de dinheiro publico… não é recente… roubalheira antiga… e quem paga somos nós, com gasolina custando 5 reais.. a Petrobras começou a ficar pior das pernas ainda coincidentemente quando as falcatruas da Odebredetch estavam em paralelo.. que coisa nao… a Lava Jato só vem descobrir mais de 10 anos depois… Lamentável.

Avatar
Felipe 2 de fevereiro de 2021

Como eu disse antes no comentário, acho quase que impossível esta marca Troller continuar, pois quem adquirir a Marca Troller terá que importar toda mecãnica da Argentina, pois este jipe utiliza mecanica da Ford Ranger Ranger, isso acarretaria, mais gastos ao proprietário afetando o preço final do Jipe, pois já é caro, iria nas alturas. Ford ganhou dos dois lados, alem dos beneficios fiscais, vendeu um jipe Ford com emblema da Troller kit Troller, o comrpador quando faz a manutenção deste carro deposita dinheiro para a Ford. Se colcoar aí outra mecanica leva tempo, meses e teste, não é apenas “enfiar uma outra mecnaica e pronto”. CHERY, CAOA não estão interessado já disseram, ao menos pelo que eu li. Outra questão do AirBags q será obrigatorio até para veículos off road no ano que vem ou em 2023 se não me engano leva tempo, testes e gastos, e acredito que terá que mudar quase todo projeto do carro.. O governo do Ceará esta interessado em manter os empregos somente, pelo que li em outras reportgens por aí, disse que uma outra marca ou empresário pode adquirir o complexo e fabricar outra coisa, sepultando de vez a Troller.

Avatar
Sérgio fulon 2 de fevereiro de 2021

Troller e um sonho um projeto 10 para nós propietarios o que importa não é quem vai comprar a fábrica mais sim o desfecho de um grande carro que deu certo que nos trás alegrias,amigos novos em nossas aventuras de aceguro outras marcas nunca venderá isso com o carro o público é fiel e sempre será

Avatar
Felipe 2 de fevereiro de 2021

Isso (amizades , aventuras) se faz com qualquer jipe, ja fui proprietário de dois Troller ( 2001 e 2005) quando a Ford comprou e lançaram a Bomba do Troller TGV (este que quase comprei) ja sabia que iria dar M…. Vale lembrar que a Ford ja fez isso tambem com a Willys decadas atras. É bom vc olhar com olhos clínicos as coisas e não por a “paixão” “momentos” na frente disso, se eu fosse empresário eu não daria continuidade a esta marca, pois como eu disse possui vários empecilhos (peças Ford, Air Bag que será obrigatório) enfim, irá dar muitos gastos analisando o fator empreendedorismo. Quem esta de olho na fábrica tambem e já até fi conversar com o governo do Ceará é a CAB MOTORS (Jipe Stark) muitos torcem o nariz mas é Nacional, mas muitos hipócritas não concordam principalmente proprietários de Troller e depois dizem apoiar a industria nacional, que tem que continuar enfim, querem mesmo so que a marca continue. Gostava quando a TROLLER era TROLLER fazia aquele jipe simples, descomplicado para curtir final de semana. Outros Hipócritas dizem: Ah mas a FORD ajudou a TROLLER senão a Troller tinha fechado, subiu o padrão do jipe melhorou acabamento etc. SIM MAS O QUE ADIANTOU? Antes se tivess fechado as portas, pois a compra da Multinacional só serviu de “apoio” comprou por interesse próprio, esses anos na “mão da Ford” só foi uma extensão de anos com dinheiro sangrado dos cofres publicos para beneficio próprio e nada mais, pior maior parte dos jipes vendidos era investido na fábrica de Camaçari. Brasileiro precisa acordar, os caras vieram aqui deitaram e rolaram com a marca, pior usou um marketing podre em vender um jipe (afrescalhado) com toda mecanica Ford. Andam de Ford achando que estão de Troller. Queria sim que a Troller nunca fosse vendida para multi nacional e sim para um empresário brasileiro, mas o pior aconteceu vendeu para a dona Ford e agora estamos vendo isso, lamentável. Torço para que a Cab Motors adquira as instalaçoes e que isso sirva de combustivel para o jipe Stark da marca.

Avatar
Cilio Fernandes 8 de fevereiro de 2021

Saudades do nosso extraordinário GURGEL.

Avatar
Bi miotto se 8 de fevereiro de 2021

Eu tenho um cbt javali e não troco por nada

Avatar
Deixe um comentário