Absurdo: diesel carregado de enxofre
No Brasil se fala sobre limites rígidos para emissões de poluição veicular. Porém, existem empresas que ainda fornecem o diesel com 500 ppm
No Brasil se fala sobre limites rígidos para emissões de poluição veicular. Porém, existem empresas que ainda fornecem o diesel com 500 ppm
O assunto poluição veicular é complexo no Brasil. Uma parte do nosso óleo diesel, por exemplo, só teve o volume de enxofre reduzido para 10 ppm (partículas por milhão) em 2014. Foi quando surgiu o S10, oito anos depois que países de Primeiro Mundo estabeleceram esse mesmo limite.
Alguns deles admitem excepcionalmente, em algumas regiões mais distantes dos grandes centros, um limite mais elevado, de 50 ppm. Toda essa preocupação porque o enxofre prejudica terrivelmente o sistema de controle das emissões de gases e particulados.
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E nosso problema é que, apesar de hipocritamente se falar em limites rígidos das emissões, a Petrobrás ainda fornece o diesel com 500 ppm, inimaginável na maioria dos países. Um absurdo de enxofre e de poluição ambiental!
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Segundo as normas de limite de emissao, hoje em dia com o S10 um motor a diesel emite tanto quanto um carro a gasolina, baseado nisso, vamos falar do absurdo que é fazer o povo nao ter essa opção no dito “carro popular” que está amarrada a uma lei de 40 anos que nao evoluiu junto com a tecnologia dos combustiveis, quanto ao fato do diesel com 500ppm ainda ser comercalizado é simples, nem todo caminhao roda com s10, agora se o governo por pra frente uma atualização de frota com isençoes, e mudar essa lei ridícula a gente pode ter um debate decente sobre o assunto, até então todo mundo perde, o povo, o meio ambiente… menos os politicos… esses continuam gastando o dinheiro arrecadado com o icms de qualquer combustivel que seja.
Mais uma matéria esquisita e parcial….a PETROBRAS não é a única fornecedora de diesel no Brasil…mais de 40% do nosso diesel é importado por diversas importadoras…vamo acordar Boris….
Só “esqueceu” de informar na matéria que no Brasil o diesel é somente para veículos de carga e off road, muito veículos destes, mais antigos, não permitem o uso de S10 pois é um combustível com menos lubrificação e iria estragar as bombas injetoras destes caminhões ocasionando prejuízos enormes.
Corrigindo o texto:
Ministério do Meio Ambiente / Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental / Departamento de Mudanças Climáticas / Gerência de Qualidade do Ar
E a gasolina desde 2014 abaixou o teor de enxofre de 800 ppm para 50 ppm, exceto a gasolina Podium que é de apenas 30 ppm. Gostaria de ver os resultados mais atuais, de preferência ano 2019 do INVENTÁRIO NACIONAL DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS POR VEÍCULOS AUTOMOTORES RODOVIÁRIOS do Ministério do Meio Ambiente / Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental / Departamento de Mudanças Climáticas / Gerência de Qualidade do Arreferente. Pois nesses inventários mostra o quanto os motores a gasolina, etanol, flex e diesel poluem e então dá pra ver a evolução dos motores no quesito poluição com o passar dos anos.
No 1º Inventário esses dados são passados na Tabela 5: Fatores de emissão de escapamento zero km de CO, NOx, RCHO, NMHC, CH4 e MP para automóveis e veículos comerciais leves movidos a gasolina C e a etanol hidratado, em g/km.