QUANTO É NORMAL BAIXAR ÓLEO DO MOTOR?
Todo motor ‘queima’ um pouco do lubrificante, mas se o volume estiver excessivo é melhor levar logo ao mecânico
Todo motor ‘queima’ um pouco do lubrificante, mas se o volume estiver excessivo é melhor levar logo ao mecânico
É normal baixar o nível do óleo do motor? Sim, tanto é normal que no motor tem uma vareta que você puxa para verificar o nível e tem as indicações nessa vareta do nível mínimo e do máximo.
VEJA TAMBÉM:
Por que baixa o nível do óleo? Porque ele pode estar vazando ou pode estar sendo queimado e saindo como fumaça pelo escapamento. Esta segunda opção dele estar sendo queimado é normal, mas o volume varia de motor para motor.
Há um consenso entre as engenharias das fábricas de que o razoável é baixar um litro cada cinco mil quilômetros. Mas à medida que a quilometragem aumenta, pode haver também um acréscimo nesse consumo de óleo, mas que não deve ser superior a um litro cada mil quilômetros.
Neste caso, o carro deve ser levado a uma oficina de confiança para se ter um diagnóstico preciso.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Nunca precisei repor o nível do óleo do motor entre as revisões que normalmente são de 10.000 km.
Aqui em São Paulo-SP normalmente o regime é “severo” e não “normal”, devido ao trânsito caótico, portanto a troca geralmente aqui é a cada 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer 1º, segundo o manual do proprietário do meu Onix 1.4-L ano 2019.
Vendi poucos anos atrás uma Ford Ranger 2.5 Flex com 130 mil kms e nunca precisei adicionar nem 200 ml de óleo entre as revisões, feitas a cada 10 mil km.
Uma coisa que sei que influencia nisso é não saber amaciar o motor, por exemplo no meu Onix 1.4 ano 2019 vem instruções claras no manual do proprietário de não abusar das rotações e velocidades nos primeiros 100 km (cem quilômetros). Então o cupim de ferro acelera até cortar giro e anda na velocidade máxima e depois reclama que o carro bebe óleo.