Radares escondidos vão acabar. Bom ou ruim?
Por determinação do Contran, estão proibidos os radares fixos e móveis escondidos nas estradas. Será o fim da 'indústria da multa'?
Por determinação do Contran, estão proibidos os radares fixos e móveis escondidos nas estradas. Será o fim da 'indústria da multa'?
“Seja feita a vossa vontade”, assim quis o presidente Bolsonaro, assim determinou o Contran. Que a partir do dia primeiro de novembro não poderão estar mais escondidos radares fixos nem móveis para a detecção de velocidade em estradas, ruas ou avenidas.
E a sinalização indicando essas velocidades máximas deverá ter máxima visibilidade. O fim desses radares foi justificado para se eliminar a tal ‘indústria da multa’.
Porém abre margem a duas perguntas, primeira: não vai estimular motoristas a excederem a velocidade máxima?
Segunda: motorista que respeita a legislação e atento às velocidades máximas estabelecidas é flagrado por qualquer tipo de radar, sendo ele visível ou não?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Penso que se a função do radar é educar, ele deve estar visível. Desta forma ele nós lembrará que devemos reduzir a velocidade. Desta forma passar pelo perigo do percurso com menos risco de provocar um acidente.
O radar escondido faz com que somente haja a punição pecuniária ao motorista que excede o limite, não corrigindo na hora, e o mesmo até receber a multa continuará se expondo ao risco (e expondo os outros).
Não precisava nem fincionar só o fato deles existirem em algum local já é o suficiente para o pessoal respeitar, não precisa multar ninguém. Porque os carros oficiais não são multados e fazem todos os tipos de peripécias por ai porque sempre só o povão que se lasca. Sou contra
Prezado Boris, com todo respeito, mas as estradas que eu conheço não são as mesmas que vc. Vejo lugares que num espaço de 1 km existem 3 radares com 3 velocidades distintas, e às vezes com placa e radar ocultos por árvores, postes, e pasme, até por outras placas de trânsito. Radares fixos da velocidade máxima pelo ctb (100 km/h) são os melhores sinalizados. Os que alteram essa regra geral, diminuindo de uma hora pra outra essa velocidade, às vezes nem são sinalizados. Quanto aos radares móveis da máxima legal, é praxe a utilização destes onde há aceleração por mera ação gravitacional, onde por um momento de distração, a velocidade se eleva sozinha, e se a pista for de boa qualidade, não risco real para o trânsito. Portanto, transparência nós radares são fundamentais. Educação não é só punição, mas sim alertas constantes. Se assim não fosse, criar filho era só dar pancada e não orientar todos os dias
Contém correções: Prezado Boris, com todo respeito, mas as estradas que eu conheço não são as mesmas que vc. Vejo lugares que num espaço de 1 km existem 3 radares com 3 velocidades distintas, e às vezes com placa e radar ocultos por árvores, postes, e pasme, até por outras placas de trânsito. Radares fixos da velocidade máxima pelo ctb (100 km/h) são os melhores sinalizados. Os que alteram essa regra geral, diminuindo de uma hora pra outra essa velocidade, às vezes nem são sinalizados. Quanto aos radares móveis da máxima legal, é praxe a utilização destes onde há aceleração por mera ação gravitacional, onde por um momento de distração, a velocidade se eleva sozinha, e se a pista for de boa qualidade, não haverá risco real para o trânsito. Portanto, transparência nós radares é fundamental. Educação não é só punição, mas sim a presença de alertas e orientações constantes. Se assim não fosse, criar filho era só dar pancada e não orientar todos os dias
E quanto aos radares de mão ou tipo pistola? Qual é a regra? Esses são os mais traiçoeiros. A gente só vê depois que foi multado.
É pelo menos civilizado. Na Europa não existem tantos radares.
Afinal para que serve o radar? se eu decidir me lixar pra multa eu vou passar a 200 por hora no radar e pronto, se houver um pedreste atravessando e se confiando no radar vai correr risco de ser atropelado, O QUE NÃO ACONTECE COM AS LOMBADAS FISICAS!!!! SE OS ORGAOS DE TRANSITO ESTIVESSEM REALMENTE PREOCUPADOS EM DIMINUIR A VELOCIDADE DOS VEICULOS ELAS INSTALARIAM L-O-M-B-A-D-A-S FISICAS E FIM DE PAPO!!! AH MAS LOMBADA FISICA NAO ARRECADA NAO EH MESMO??? E AINDA TEM AMEBAS QUE DIZ QUE A INDUSTRIA DAS MULTAS NAO EXISTE…OU SERÃO OS ESPERTOS QUE O DIZEM??
Lombada física no Brasil só serve pra danificar carro que já sofre com o asfalto horrível. É uma lombada mais fora do padrão que a outra…
Resposta certíssima.
mUITO BOM POIS RADARES A VISTA MOTORISTA SÁO MULTADOS ISSO VAI DA CONCIENCIA DELES
Concordo plenamente onde moro tem dóis radar ao longo da rodovia a anos não funciona mesmo assim TDS diminuí a velocidade eu mesmo faço isso após instalar esses dois radares quase não tem acidente nesse trecho e olha que ele nem está funcionando
BOM!
Comprovado que 3% dos veículos que passam em um radar devidamente sinalizado, são multados. Mesmo os que passam pelo local todos os dias também correm o risco de uma multa. A indústria da sacanagem no Brasil é tem que acabar. Demorou muito pra isso acontecer. E cabe a cada motorista ser consciente da sua responsabilidade e dirigir como manda a Lei. Simples assim.