Recarga de carro elétrico em rodovia é loteria

Em um país continental em com infraestrutura de recarga ineficiente, carro híbrido plug-in é a escolha certa

Recarga de carro elétrico em rodovia é loteria
Híbridos plug-in, a depender do modelo podem ter 150 km de autonomia, além do motor a combustão (Foto: Freepik | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 18/06/2024 às 18h02

Quando o assunto é carro eletrificado no Brasil, por enquanto, eu defendo o carro híbrido plug-in e não o carro elétrico. Essa é escolha mais inteligente porque, carregado durante a noite, ele roda de 50, 100 até 150 km no dia seguinte, dependendo do modelo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Se por acaso faltar bateria, ele tem motor a combustão que não te deixa na mão. Mas, a turma do elétrico costuma argumentar que em breve não haverá dificuldade em recarregar um carro elétrico na estrada.

Isso é perfeitamente possível na Noruega, mas num país de dimensões continentais como o nosso e com um poder de compra muito inferior, não é. O máximo que pode acontecer é o dono do carro elétrico resolver viajar sabendo onde estão localizados os postos de recarga.

Mas ainda assim é preciso ter cuidado, pois o motorista chega no primeiro posto e tem três carros na fila, no mínimo meia hora para carregar cada um, mas ele não se aperta, pois sabe que tem um outro 50 km mais à frente. Entretanto, quando ele chega nesse outro, não há nenhuma fila, porque a tomada está quebrada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 21 de junho de 2024

O Ministério das Viagens Longas recomenda:
Ao pegar estrada com o seu automóvel elétrico à bateria, leve um gerador à diesel no porta-malas.

Avatar
Roberto 19 de junho de 2024

Quando visitei um amigo em Glendale, Los Angeles, fiquei sabendo que ele tem um Tesla comprado há menos de 6 meses para uso da esposa.
Ele comentou algumas coisas sobre o Tesla.
– Nos carregadores mais potentes (+ rápidos), é possível carregar até +/- 80% da carga total em pouco tempo, mas depois para atingir os 100%, leva-se mais de 8 horas.
– Em casa ele não tem recarregador. Assim, ele recarrega gratuitamente a bateria num shopping perto da casa. O shopping possui 6 estações de recarga rápida que geralmente tem alguma fila de espera.
– Para recarregar ali gratuitamente, precisa fazer um cadastro. O tempo máximo disponibilizado é de 30 minutos ( se precisar de mais carga, precisa deslocar para outra estação de recarga). É comum ter fila de espera porque sempre uma ou outra estação de recarga está com algum problema.
– Quando tem muita gente na fila, ele procura outro shopping ou supermercado ou ainda, deixa para recarregar outro dia.
– Ele falou que o cabo para recarga rápida chega a ficar bem quente quando utiliza esses recarregadores do shopping.
– Numa viagem que ele fez com o Tesla de Los Angeles até Fresno, mesmo que o painel garantisse autonomia suficiente, ele parou duas vezes para recarregar na ida e duas na volta. Foi por precaução porque não quis ser surpreendido com algum problema para recarregar.

Avatar
Deixe um comentário