Relação peso-potência? Que coisa é essa?
Saiba que há como presumir a performance de um automóvel sem ao mesmo se acomodar ao volante? Pois é, é só fazer uma pequena conta de matemática
Saiba que há como presumir a performance de um automóvel sem ao mesmo se acomodar ao volante? Pois é, é só fazer uma pequena conta de matemática
Como ter ideia do desempenho de um carro, mesmo sem dirigi-lo? A resposta é simples, basta verificar na sua ficha técnica dois dados importantes.
VEJA TAMBÉM:
Verifique o seu peso em quilos e a sua potência em cavalos, então estabeleça uma relação bem fácil. Imagine dois automóveis que têm o mesmo peso, 1.000 kg, por exemplo.
Um deles tem motor de 100 cv, enquanto o outro de 200 cv. Isso se traduz na relação peso-potência, ou seja, para o primeiro de 1.000 kg e 100 cavalos, a relação é de 10 quilos por cavalo.
Já para o segundo, a relação é de 5 kg por cavalo. Então, quanto menor essa relação quilos por cavalo, melhor o desempenho do carro, porque um cavalo tem que ‘empurrar’ menos quilos.
E há um consenso de que o desempenho de um carro pode ser considerado razoável se essa relação quilos por cavalo for inferior a 10. Qual é essa relação para o seu automóvel?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |